Jogos populares espalharam Malware em Android segundo a ESET

A ESET, fornecedora de soluções para segurança da informação, identificou mais uma ameaça aos utilizadores Android, este ataque teria como objectivo roubar informações e credenciais aos utilizadores. Segundo a ESET jogos de grande popularidade como Candy Crush e Plantas vs Zombies foram usados para infectar os terminais dos utilizadores com um Trojan. A parte pior desta descoberta é que as aplicações maliciosas estavam disponíveis na Google Play Store.

android-virus1-640x400.png

O malware disseminado é capaz de tomar o controlo dos equipamentos das vítimas e usá-los como parte de uma botnet – sistemas de equipamentos em rede comandados pelos atacantes para realizar tarefas de ética no mínimo duvidosa. A análise da ESET identificou os jogos infectados com o Trojan como Android/TrojanDropper.Mapin e o Trojan comoAndroid/Mapin.

O Android/ Mapin tem uma particularidade que torna sua detecção ainda mais complicada. Trata-se de um temporizador que atrasa a execução da trasmissão de dados maliciosos, isto significa que o utilizador até pode detectar um comportamento estranho no dispositivo vários dias após a instalação, o que significa que não vai imediatamente relacionar o comportamento estranho à instalação do jogo infectado.

Algumas variantes do Android/Mapin demoram três dias para activar todas as suas funcionalidades do Trojan. Esta poderá ser uma das razões pelas quais o Trojan Downloader conseguiu enganar o sistema de prevenção de malware do Google Bouncer.

Conforme já referimos acima os programas/jogos usados para disseminar este Malware foram os jogos mais populares como Plantas x Zombies, Plantas vs Zombies 2, Subway Surfers, Traffic Racer, Temple Run 2 Zombies, Super Hero Adventure, Candy Crush, Jewel Crush, Racing Rivals, entre outros.

“Com a popularização dos aplicativos para Android tem crescido o número de ameaças, como esta, direccionadas a utilizadores da plataforma. A melhor forma de evitar problemas deste tipo é instalar um software de segurança em todos os dispositivos móveis e mantê-lo atualizado”

Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.

Relacionado:
Android 7.1 Developer Preview final já foi lançada