Provavelmente já conhece o Yahoo! Respostas, uma espécie de fórum para tudo e mais alguma coisa, com base em perguntas e respostas. Bom, esta é também a ideia por trás de um novo motor de buscas apelidado de Jelly, criado por Ben Finkel e Biz Stone, um dos co-fundadores do Twitter. Porém, este não é apenas mais um serviço de pesquisa online, pois o Jelly une o conceito de uma rede social para interações no estilo de perguntas e respostas com as ligações dos utilizadores no Twitter e no Facebook. Para tal, faz uso dos serviços já conhecidos em aplicações como o Snapchat e o Instagram, pois usando este motor de busca os utilizadores são encorajados a tirar uma fotografia e postar com uma pergunta, que então será (ou não) respondida ou encaminhada para outras pessoas que podem ajudar a solucionar a dúvida.

Como funciona?

A primeira coisa que você precisa saber é que o Jelly usa imagens para orientar as respostas na direção correcta, tanto que não existe a possibilidade de fazer uma pergunta sem uma foto. As imagens podem ser capturadas no imediato, através da câmera do seu smartphone, ou podem fazer parte da sua galeria de imagens ou mesmo pesquisadas através do Google. Depois da  imagem selecionada ou capturada, podemos adicionar uma pergunta, um link ou mesmo desenhar sobre ela para  melhor apresentarmos a dúvida. Feito isto, a foto está pronta para ser enviada.
O Facebook e o Twitter servirão como rede de contactos, os quais serão usados ​​para solucionar as dúvidas. Eu utilizei o Facebook como rede social, assim os meus amigos – bem como o círculo de amigos deles – podem ver o que perguntei e podem tentar responder. Eles ainda podem encaminhar as minhas perguntas para outros amigos quando não souberem as respostas.

Relacionado:
Yahoo vitima de ataque. vê dados de 500 milhões de utilizadores serem roubados

O perfil do Facebook ou do Twitter funcionam como mecanismo de login e de ligações sociais, além disso, podem ser usados para partilhar as perguntas e obter respostas de pessoas que não estão no Jelly.

O layout da aplicação do Jelly para Android é muito bem feito e os controlos são muito fáceis de usar, para anular uma pergunta basta deslizar o dedo no ecrã para baixo e para percorrer as questões dos seus amigos, basta puxar as respostas de uma espécie de arquivo e deslizar o dedo no ecrã da direita para a esquerda ou vice-versa.

E quais as vantagens disto?

Dependendo da sua rede de amigos e da rede de amigos deles, poderá existir uma grande base de dados de conhecimento, com base em imagens. Além disso, poderão partilhar experiências e conhecimentos. Imagine que está na dúvida sobre qual a camisola que vai comprar quando está no interior da loja, mas não levou ninguém para ajudar na escolha, basta tirar uma foto e perguntar à sua rede de amigos ligados ao Facebook, por exemplo, e de certeza quem em segundos vamos ter uma dezena de opiniões e conselhos sobre qual delas levar para casa.

Eu gostei da aplicação, apesar de ainda só a ter usado durante alguns minutos. Já estou a imaginar o usar a dar á aplicação, no verão e na praia 🙂

Relacionado:
Meizu M5 Note com data de lançamento oficializada e preços revelados

E tu o que achas desteconceito? Vais experimentar? já experimentaste e gostaste? Conta-nos tudo aqui nos nossos comentários.

Aplicação: Google Play
Fonte: Jelly Blog & Android Police