Já é possível usar o Google Maps em Modo Offline nos dispositivos Android

 

A Google disponibilizou uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores dos smartphones Android terem acesso ao Google Maps mesmo sem ligação à Internet.
Ter um mapa de bolso sempre acessível e em qualquer ponto do planeta é o desejo de qualquer viajante ou mesmo um citadino perdido nas ruas. Com a chegada dos designados smartphones, o acesso a conteúdos digitais através da Internet tornou-se quase rotina.
O problema é que nem sempre temos acesso livre à Internet, devido à falta de pontos Wi-Fi ou devido aos altos preços praticados pelas operadoras no fornecimento de pacotes de dados.

É neste preciso ponto que a Google Maps se focou para disponibilizar agora um serviço que permite ao utilizador de um qualquer aparelho smartphone consultar, sem recurso à Internet, mapas interativos e informações úteis.

O utilizador a partir de agora pode descarregar uma área qualquer do mundo no telefone e da próxima vez que não tiver ligação à Internet, independentemente de estar numa estrada rural ou num parque de estacionamento subterrâneo, o Google Maps vai continuar a fornecer a localização e a trabalhar como se estive ligado à rede.

Antes deste novo serviço, quando não havia acesso à Internet, a informação era disponibilizada, mas estava restrita a uma determinada área.

Relacionado:
Google Maps agora mostra os limites de velocidade

Agora tudo se passa como se estivéssemos ligados. É possível obter direções por voz, pesquisar por destinos específicos e encontrar informação útil acerca dos locais, como horários de funcionamento, informação de contacto ou classificações, ficando apenas de fora dados em que é imprescindível o acesso, como por exemplo o trânsito.

Com este novo recurso, é possível verificar a posição no mapa com o GPS, ver os nomes das ruas e locais guardados nos seus favoritos. Tudo sem gastar qualquer dado de internet.

Como ter acesso aos mapas

1 – Abre o Google Maps

Screenshot_20151119-120336.png

2 – Procura uma zona que querias guardas em modo offline usando a pesquisa

Screenshot_20151119-120356.png

3- Carrega no botão transferir.

Screenshot_20151119-120424.png

Tens de ficar com a noção que quanto maior a área escolhida, mais memória ocupa no telemóvel, e se todos os passos foram feitos corretamente, o Google Maps vai voltar ao mapa escolhido, surgindo então uma mensagem a informar que o mapa está a ser descarregado.

Apos descarregar ficas com o mapa disponível para ser usado sem qualquer tipo de ligação á Internet, mas assim que a ligação à Internet seja encontrada, o Google Maps troca o modo offline para modo online, de forma a que seja possível o utilizador aceder à versão completa do Google Maps, incluindo o trânsito em tempo real na rota em que se encontra.

Por defeito, apenas serão descarregadas as áreas selecionadas para o telefone quando estiver com uma ligação Wi-Fi, para evitar custos elevados de dados.

Relacionado:
Primeira imagem do suposto Moto X 2017 aparece na rede

 

5 COMENTÁRIOS

Comments are closed.