Na passada semana a Apple apresentou o seu novo iPhone 7 e a sua variante iPhone 7 Plus, à primeira vista parece que a Apple conseguiu juntar num único equipamento todas as características de topo dos equipamentos Android. Mas uma das características que mais polémica causou foi a retirada da entrada de audio Jack 3.5, o que limita as possibilidades dos utilizadores ouvirem música por exemplo enquanto carregam o seu equipamento.

0B5CUt KUpXFUWFhnZzVnb0U4cVE iPhone 7 foi dos primeiros mas a Samsung vai atrás.. É o fim do Jack image

Coragem

Foi a palavra usada por Tim Cook para explicar a retirada do audio Jack 3.5, seja o que for que isso quer dizer. A Apple contornou a questão ao fornecer um adaptador para que se possa usar os antigos auscultadores. Mais fios? A ideia não era o contrário?

0B5CUt KUpXFUYXhXUU1idng4ZEU iPhone 7 foi dos primeiros mas a Samsung vai atrás.. É o fim do Jack image



Paralelamente a empresa comercializa uns também polémicos AirPods que surpreendem tanto pelo seu Design antiquado, como por custarem cerca de 159$. Parece que a “coragem” vai trazer lucro.

 

Para nós fãs de Android o importante é o que acontece com os futuros equipamentos Android, e parece que a Apple vai ter seguidores neste caso. Fontes do site Digital Music News apontaram a Samsung como a próxima marca a acabar com a entrada mini jack de 3,5 mm nos seus próximos modelos.

Relacionado:
Huawei oficializa o Mate 9 Pro com ecrã curvo e 6GB de RAM


Segundo a página, a Samsung pretende desenvolver e adicionar uma porta/entrada própria nos seus futuros dispositivos. Desta forma a Samsung passa a ter uma entrada exclusiva nos seus equipamentos.

Se fizermos as contas, vemos que passaremos a ter à nossa disposição três tipos de conectores diferentes (Type-C, Lightning e o novo padrão da Samsung), o que irá trazer muitas dores de cabeças em usar acessórios de marcas diferentes.

Estaremos a entrar numa nova era de adaptadores?

Se esta confusão de diversidade de entradas audio entre as várias marcas se confirmar, a solução mais fácil para os utilizadores será a aquisição de phones com ligação Bluetooth, com todas as vantagens e desvantagens que esta tecnologia traz. Existe ainda uma polémica acentuada sobre as radiações emitidas por auriculares sem fios, pois apesar de os equipamentos estarem certificados pelas normas de segurança, os valores apontados pela comunidade médica, são muito inferiores aos legislados.

Um indicador que a Samsung poderá estar já a antever este cenário, foi o lançamento de uns phones Bluetooth em tudo impressionantes. Armazenamento próprio e funcionamento como fitness tracker sem depender do smartphone são algumas das características destes Gear Icon X.

Vejam o vídeo abaixo para ficarem com uma ideia:

Que vos parece o futuro das entradas de audio nos nossos equipamentos?

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que tudo vai ser feito para, cada vez mais, nos “assaltarem” a carteira. Mas, também me parece, que os Gear Icon X batem de longe os AirPods.

Comments are closed.