A aplicação de partilha de imagens, Instagram, decidiu espicaçar o Snapchat ao criar um novo formato de publicação que tem validade de 24 horas.
“As fotos e os vídeos desaparecerão ao fim de 24 horas e não aparecerão mais no seu perfil”, explicou a equipa de programadores numa mensagem publicada no seu blog, anunciando a criação do “Instagram Stories”.

Esta nova função da aplicação, que o Facebook é a sua proprietária, ficará ativa “nas próximas semanas” para todos os utilizadores com smartphones Android ou iOS. As mensagens, fotos e vídeos que desaparecem depois de algum tempo são a principal característica do Snapchat, uma aplicação muito utilizada pelos jovens e que muitos analistas veem como uma concorrência crescente ao Facebook.

instagram-like.jpg

Além das mensagens que duram poucos segundos após a receção, que tornou o Snapchat muito popular, a aplicação também tem uma função que permite contar “histórias” que permanecem acessíveis por 24 horas. O Instagram, que diz ter mais de 500 milhões de utilizadores, é muito mais conhecido pelas suas fotos e pelos seus vídeos, diferente do estilo mais espontâneo das publicações do Snapchat. “A nova função permite partilhar cada momento do teu dia, não só os que queres guardar no seu perfil”, informam os programadores.

Diferentemente das demais publicações no Instagram, estas publicações de tempo limitado não podem ser comentadas, nem clicar no botão “like” da imagem. No entanto, será possível enviar uma mensagem privada ao seu criador.

Relacionado:
Websummit: ITSector mostra o potencial de aplicações para diversas áreas de negócio

Se ainda não usa o Instagram poderá fazer download do mesmo gratuitamente aqui.