Enquanto a Google não lança oficialmente o Android Nougat, os donos de aparelhos Nexus já podem ir tendo um gostinho da próxima versão do SO através das versões beta, ou Developer Previews. Apesar de esta versão ser exclusiva para smartphones Nexus, sabemos que outros fabricantes têm andado atarefados a testar as suas próprias versões, de modo a garantir rápidas atualizações.

Huawei P9 já roda o Android 7.0 Nougat com EMUI 5.0

Porém parece que a Huawei foi mais longe e (acidentalmente?) libertou mesmo uma atualização via OTA para o Huawei P9 contendo o upgrade para uma versão beta do Android Nougat. Os utilizadores do Huawei P9 que foram hoje surpreendidos com esta OTA viram também a interface do aparelho ser atualizada para a versão EMUI 5.0. Entretanto o pessoal sempre alerta do fórum XDA-Developers já conseguiu extrair a actualização e disponibiliza-la sob a forma de .zip para que qualquer um tenha possibilidade de experimentar o Android Nougat no seu P9.

Como as próprias imagens demonstram, trata-se de facto da versão 7 do Android, com o mesmo código da versão de testes que atualmente está disponível para os Nexus ainda que ligeiramente modificada pela UI proprietária da Huawei. Esta é assim a primeira versão modificada por um fabricante que vemos do Android Nougat.

Segundo alguns utilizadores, as novidades trazidas por esta OTA são:

  • Suporte para multi-utilizadores
  • Otimização do controlo por gestos interativos
  • Acréscimo da função ROG da Huawei que permite reduzir o consumo de bateria
  • Melhorias no desempenho da câmara
  • Correção do problema com gestor de tráfego de dados
  • Otimização da aplicação nativa de meteorologia para suporte a widgets de terceiros
  • Otimização da velocidade de transferência de dados em redes móveis
  • Correção da falha em ligações de redes móveis
Relacionado:
Donos dos Moto G4 já podem saborear o doce sabor do Nougat

Eis um vídeo desta nova versão do Android a correr no Huawei P9:

Nunca é demais relembrar que esta não é uma versão final e portanto poderá conter falhas e bugs diversos ainda que, segundo diversos relatos, seja perfeitamente utilizável no dia-a-dia. Não será também garantido que a versão final seja semelhante a esta.

Quem quiser fazer a atualização manualmente basta passar por aqui e seguir as instruções. É aconselhada prudência nesta operação, uma vez que não há garantias que de as futuras OTA’s funcionarão corretamente.

Vais experimentar? Se sim, diz-nos o que pensas!

2 COMENTÁRIOS

  1. Tanto nos prints como no vídeo mostrou ser a versão 5.1 (Android Version 5.1) e não 7.0 Nougat

Comments are closed.