A Huawei divulgou o seu relatório de contas referente ao ano de 2015. A empresa que agora se estabelece como a terceira maior fabricante de smartphones do mundo, ficando apenas atrás das gigantes Samsung e Apple, tem trazido para o mercado uma série de dispositivos de alta qualidade para competir com os seus rivais, e os resultados falam por si.

Com a promessa de se tornar a maior fabricante de smartphones do mundo num prazo de até cinco anos, a Huawei registou em 2015, segundo os seus últimos relatórios, um ganho de 33% nos lucros totais, totalizando 5,7 biliões de dólares, e com isso a receita da empresa, subiu 37%, para quase 60,9 biliões de dólares.

O investimento da empresa quer em desenvolvimento, quer em Pesquisas foram reduzidos de 44,2% para 41,7%, embora o relatório não aponte números exatos para essa queda.

O negócio de smartphones e tablets da Hauwei, que são de consumo direto, tiveram um aumento de receita de 73% em 2015, subindo o total de ganhos para 19 biliões de dolares. No total, com isto, a empresa vendeu 108 milhões de smartphones só no ano de 2015, totalizando um aumento de 44% em relação aos números de 2014.

Para efeito de comparação, no ano de 2015, a Samsung vendeu 319,7 milhões de smartphones, contra os 231,5 milhões vendidos pela Apple.

Relacionado:
UMI disponibiliza o Android 7.0 Nougat para o UMI Plus

Nicole Peng, diretora de pesquisa da zona Ásio-Pacífico da empresa de pesquisa de mercado Canalys, continua a olhar para a Huawei como uma empresa que de muito progresso no seu negócio de smartphones. Em entrevista à CNBC, ela disse que “as oportunidades de crescimento para os smartphones da Huawei podem conquistar os consumidores da Apple e Samsung, que têm lutado para criar produtos mais inovadores.”

huawei.p9.out.in.march.jpg

De uma forma geral, os utilizadores aguardam sempre ansiosamente pelos próximos lançamentos, e com a Huawei isso não é diferente. Como tal, muitos utilizadores já aguardam pelo anuncio do novo topo de gama da marca, o do Huawei P9, que deverá acontecer já no próximo dia 6 de Abril, onde nós aqui do AndroidGeek.pt vamos estar presentes para vos trazer toda a informação em primeira mão.