Como já tivemos oportunidade de demonstrar na nossa análise ao Honor 8, o telefone vem com uma configuração de dupla lente, à semelhança do (pioneiro) Huawei P9. Esta é uma característica que permite captar fotos absolutamente deslumbrantes e que nos oferece variados modos de captura, tornando o comum utilizador num autêntico fotografo profissional. Assim vamos rever com mais atenção algumas das funcionalidades da câmara deste aparelho.

Huawei-Honor-8-mobile-8.jpg

Em termos técnicos, estas são as especificações ao nosso dispor nas câmaras do Honor 8:

Principal Dual 12 MP, f/2.2, laser autofocus, flash dual-LED (dois tons)
Características 1.25 µm pixel, geo-tagging, foco por toque, detecção de face, HDR, panorama
Vídeo [email protected], HDR
Secundária 8 MP, f/2.4, 1.4 µm pixel, flash LED

 

O autofoco da câmara principal do Honor 8 é aquilo a que chamamos de autofoco híbrido, isto é, usa foco a laser para curto alcance, foco de precisão para longo alcance e foco por contraste para criar a melhor foto possível. O smartphone vem equipado com duas câmaras traseiras de 12 MP: uma com sensor RGB e outra com sensor monocromático, tal como os seus primos Huawei P9 e P9 Plus que revolucionaram a fotografia em telemóveis.

Honor 8

Lapso de Tempo

A função de time-lapse, ou lapso de tempo é bastante simples. Não é necessário configurar nenhuma definição em particular para começar a usar, basta começar a filmar. Uma vez que o modulo fotográfico do Honor 8 não vem dotado de estabilizador ótico, a estabilização de imagem não é perfeita. Por isso, é recomendado o uso de um tripé ou algum tipo de suporte.

Relacionado:
Huawei Mate 9 Lite é agora oficial com dupla câmara e ecrã de 5,5 polegadas

Para começar basta escolher um cenário com bastante movimento, como a passagem de nuvens, o nascer e pôr do sol ou o transito citadino.

HDR

O modo HDR (High Dynamic Range) melhora as partes mais claras e mais escuras da foto. Em palavras técnicas, significa a quantidade de luz de diferentes intensidades que consegue ser gravada pelas lentes da câmara. Deve ser usado para captar cenas ao ar livre onde houver um elevado contraste entre as sombras, paisagem e céu. Acima de tudo este modo obtém mais detalhe nas áreas mais claras e mais escuras da foto.

Pintura de Luz

Os efeitos de pintura de luz são uma das nossas partes favoritas da câmara do Honor 8. Este é o modo que nos permite tirar fotos muito atractivas e com efeitos praticamente “à profissional”.

pintura de luzz.jpg

Com a função Rastos de Luz Traseira conseguimos captar, por exemplo, o rasto dos faróis dos carros à noite, criando raios de luz que percorrem a foto.

A função Grafitos de Luz desenha raios de luz em ambientes escuros, através da gravação de um pequeno video onde o utilizador fica em frente à câmara e desenha (no ar) uma qualquer imagem com uma lanterna, no escuro. Depois de processado, a foto que fica é a imagem desenhada com luz.

pintura-con-luz-9-818x600.jpg

Água Sedosa é o modo que transforma o caudal de uma cascata num efeito sedoso e suave. Mais uma vez é recomendado o uso de um tripé ou estabilizador para tirar melhor partido desta função.

Rasto de Estrelas vai captar o movimento das estrelas no céu e gravar o seu rasto à medida que a terra roda.

Relacionado:
Moto G : recebe actualização de segurança

Profundidade de Campo

A amplitude de abertura da câmara do Honor 8 permite desfocar o fundo das fotos de F0.95 a F16 e até possibilita a redefinição do foco depois de a foto ser tirada.

Com esta opção de manipular a profundidade de campo, os resultados são semelhantes aos de uma máquina DSLR. O nível de desfocagem de fundo é ajustável.

IMG_20161005_113712_3.jpg

Para utilizar esta função devemos estar o mais quietos possível ao tirar a fotografia, premir o objecto de foco no ecrã do Honor 8 e depois tirar a foto. Depois de tirada a fotografia, o ponto de foco também pode ser ajustado seleccionando qualquer outra parte da imagem.

Galeria

Há muito mais para fazer depois de tirar a fotografia através da aplicação da Galeria do Honor 8. Esta app dá-nos a possibilidade de editar as imagens captadas através de uma panóplia de ferramentas para o efeito. Todas as fotos podem ser ajustadas ao nosso gosto com funções que vão do mais básico, como cortar a imagem, até à aplicação de filtros e efeitos.

Resumindo, há muitos modos e funções para nos entreter e permitir tirar fotos fantásticas. Existe também um modo Pro para captar fotos e vídeos que nos dá o controlo manual do foco, equilíbrio de brancos, ISO e velocidade do obturador.

Em geral é muito divertido "brincar" com a câmara do Honor 8 e quase que nos incentiva a tirar fotografias, mesmo que não tenhamos por hábito fazê-lo.

Relacionado:
Diretor do FBI recomenda tapar a webcam – A Philips propõe uma alternativa

Temos Vouchers de 30€ de desconto na compra de um Honor 8, podem ir buscar o vosso AQUI.