Helio X30 – O novo processador de dez núcleos da Mediatek

A Mediatek tem investindo bastante nos últimos tempos, e a prova disso mesmo é o facto dos seus últimos processadores, Helio X10 e Helio X20, estão a causar uma excelente impressão nos testes que têm sido revelados um pouco por toda a Internet.

E com o sucesso cada vez ali mais perto, a Mediatek não baixa os braços e tudo tem feito para lutar olhos nos olhos com qualquer fabricante de processadores para dispositivos móveis. Para dar continuidade ao que de bom foi feito, a fabricante revelou as especificações do seu novo topo de gama, o Helio X30, que vem com 10 núcleos de 16nm (nanômetros) e divididos em 4 velocidades diferentes:

  • 4 núcleos Cortex A72 a 2,5GHz;
  • 2 núcleos Cortex A72 a 2GHz;
  • 2 núcleos Cortex A53 a 1,5GHz;
  • 2 núcleos Cortex A53 a 1GHz;

 


As velocidades são diferentes neste caso para poupar energia e fazer com que o SoC não aqueça em demasia, e por isso o dispositivo só usará os núcleos necessários para cada operação. Ou seja, se estiveres a usar uma aplicação mais leve que não consuma muita RAM ou recursos do hardware, apenas os núcleos mais lentos e económicos serão usados. Para aplicações ou jogos mais pesados e com necessidade de usar muito o GPU, os núcleos mais rápidos começam a entrar em funcionamento.

Ainda de acordo com as informações da MediaTek, o Helio X30 terá suporte para 4GB de RAM LPDDR4 a 1.600MHz, GPU Mali T880 e sensor de câmara de até 40MP a 24fps, 16MP a 60fps e 8MP a 120fps. O MediaTek Helio X30 provavelmente só chegará ao mercado no início de 2016.

Relacionado:
Análise TP-Link Neffos C5: a gigante das redes entrou no mundo dos smartphones

 

FONTE