A Google lançou o Voice Access, que é uma aplicação que permite controlar qualquer dispositivo Android simplesmente com a voz, facilitando assim a sua a acessibilidade.
Apesar de a aplicação ainda se encontrar em fase beta, estamos perante um avanço tecnológico muito significativo em termos de acessibilidade. Para ser mais fácil de perceber do que se trata, com esta aplicação será possível trabalhar com o smartphone ou tablet sem necessitar de efetuar qualquer toque no seu ecrã.

Apesar do programa beta já ter esgotado as vagas que a Google tinha aberto para os testes da aplicação, é possível fazer download do apk da aplicação e instalar em qualquer dispositivo.

Após a instalação do apk a aplicação ficará integrada na sistema, como de uma aplicação de sistema se trata-se. Basta ir às Definições -> Acessibilidade -> Voice Acess
Depois é seguir os passos de configuração:

  1. Ativar o Voice Access
  2. Ativar a deteção do comando “Ok, Google” via Google Now.
  3. A partir daí podemos configurar ou ativar o Voice Access via algumas opções tais como clicar no ícone do “Voice Access”

Fica um vídeo a explicar o funcionamento:

Como podemos ver é muito simples de funcionar, e poderá ser útil principalmente (apesar de não só) para aqueles que têm alguma deficiência.
Pessoalmente acho uma excelente ferramenta que merece que seja feito um esforço por parte da empresa de Mountain View, para a tornar cada vez melhor.

Relacionado:
Google prepara grandes mudanças na Play Store

Creio que esta será uma das novidades da versão final do Android N, quando a mesma vir a luz do dia.

Experimente a aplicação e dê-nos a sua opinião sobre a mesma, pois é muito importante para nós. Apesar de a aplicação se encontrar em fase beta, não apresenta muitos bugs e erros. Eu próprio instalei no meu smartphone e estou a experimentar a mesma com muito agrado.

7 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde… Por isso é que em breve vou deixar a Samsung….. Actualizações não existem e assistencia em caso de avarias é uma dor de cabeça….. O meu telemovel suporta o Android KitKat e a Samsung respondeu que nao vai lançar mais nenhuma atualização para este além do 4.2.2 …. Vergonhoso

Comments are closed.