Muita gente ficou de cabelos em pé esta semana ao saber que mais de cinco milhões de passwords do Gmail apareceram na rede. E ontem a Google confirmou que o problema aconteceu devido a problemas de segurança de terceiros, e não do seu sistema.

De acordo com o Ubergizmo, a Google afirmou ter detectado menos de 2% de senhas válidas nas combinações exibidas pela lista que apareceu na internet. Para se certificar que os utilizadores afectados não fossem mais prejudicados, a empresa utilizou sistemas automáticos contra a invasão dessas contas e recomendou aos utilizadores do serviço a reformulação das suas senhas de acesso.

A Google também fez um alerta sobre a principal razão desse tipo de aparecimento. Uma das causas mais comuns é o facto da maioria das pessoas utilizarem a mesma senha para todos seus serviços online. Assim, explorar uma brecha na segurança de um deles pode comprometer toda a vida digital do utilizador.

A maneira mais adequada para evitar que isso aconteça é utilizar diferentes credenciais para cada um dos serviços online. O Google também sugere usar senhas mais difíceis de serem descobertas, actualizar as opções de recuperação de contas e activar a verificação em dois passos para adicionar uma camada a mais de protecção.

 

 

 

 

Fonte: CanalTech

Relacionado:
Note7 Europeu recebe actualização de software para limitar a bateria a 60%