Se há tecnologia que parece estar na moda é sem dúvida a Realidade Virtual (ou VR) e a Google tem apostado forte nestes conteúdos esta ano.

0B5CUt KUpXFUQVdsdVdISVBrRkU Google prepara versão VR do Chrome para Android image

Desta feita a gigante dos motores de busca parece estar a preparar uma experiência em realidade virtual, diretamente no browser. Segundo o site Road to VR, as ultima versão do Chrome Beta para Android inclui características que vão permitir aos utilizadores navegar na web em modo realidade virtual. Isto só é possível pois a versão beta do Chome tem agora capacidades WebVR que possibilitam uma experiência mais imersiva quando se navega em sites desenhados para realidade virtual.

Chrome para Android da Google irá converter qualquer site para VR

De acordo com um funcionário da Google, o Chrome Beta tem agora uma “VR shell” que vai permitir aos utilizadores do Cardboard e da futura plataforma Daydream navegarem pela internet com os seus aparelhos.

0B5CUt KUpXFUMnZ4UEdRY25VU1k Google prepara versão VR do Chrome para Android image

Apesar desta “VR shell” ainda não estar totalmente funcional será apenas uma questão de tempo até que estas funcionalidade façam parte de versões estáveis do browser da Google. Hoje em dia, quando estamos a meio de uma experiência em VR e nos deparamos como um site que não está preparado para VR, não temos outro remédio senão retirar o smartphone do aparelho VR para poder continuar. O que a Google pretende é precisamente acabar com este constrangimento fazendo com que não seja necessário interromper a experiência de realidade virtual, uma vez que esta “VR shell” conseguirá acomodar os sites que não estejam preparados para VR.

Relacionado:
Honor 8 atinge as 1,5 milhões de unidades vendidas

Outras empresas como a Samsung já desenvolveram o seu próprio browser optimizado para realidade virtual nos seus aparelhos Gear VR mas, neste caso em particular, os aparelhos só funcionam com smartphones da marca. Com a chegada das capacidades WebVR ao Chrome, a experiência de surfar na internet em modo de VR estará disponível para todos os aparelhos Android.