Este assunto já não é novo, mas parece ter ganho força nos últimos dias, é que segundo as ultimas informações, a Google está a planear desenhar e desenvolver o seu próprio smartphone Android, numa altura em que a gigante reforça a sua aposta em hardware.

E não, não estamos a falar de nenhum novo modelo Nexus. Já no último ano, várias foram as notícias que davam conta que a Google pretendia avançar neste sentido, e agora surgem mais indícios que apontam para essa direção.

“A Google está em negociações com operadores móveis sobre o lançamento de um telefone de marca Google que irá alargar a sua aposta no hardware”, escreveu ontem o jornal britânico The Telegraph. “A Google terá mais controlo sobre o design, produção e software do novo aparelho, que será lançado no final do ano”, disse uma fonte próxima do processo.

Se realmente se verificar a chegada de um smartphone da marca Google, isso não significa o fim de linha para os telefones Nexus, pois tudo leva a crer que a HTC e a Huawei já estão a trabalhar em dispositivos Nexus para lançar este ano.

58419339-google-android-xlarge_trans++z-WJk4-Hom44bTGgt7BoCnnTe5naV0fkHHvjKQZ9xOw.jpg

No início do ano, uma notícia no mesmo sentido apareceu no site The Information, um meio disponível apenas por subscrição e centrado em notícias exclusivas sobre Silicon Valley e o mercado tecnológico. Na altura, o site reportava que o CEO da Google, Sundar Pinchai, tinha indicado a colegas e a pessoas fora da empresa que a empresa queria ganhar controlo sobre o fabrico dos smartphones com a sua marca.

Relacionado:
ERICSSON e GOOGLE juntas na PAYTV

A ideia, dizia o The Information, era ter uma abordagem semelhante à da Apple com o iPhone, em que a empresa controla tudo – desde o design do hardware à integração do software, segurança, produção e marketing.

Talvez seja mais um passo que a Google quer dar, com o intuito de minimizar a fragmentação Android.