O lançamento dos Google Pixel e Pixel XL mostram uma rutura com o que estava estabelecido, e desta feita ao invés de termos uma linha de smartphones concebida em parceria entre uma determinada marca e a Google, temos agora equipamentos concebidos pela Google a partir do Zero. Com esta arrojada iniciativa a Google pretende atacar uma Apple em declínio que surpreende mais pela negativa do que pela sua histórica contribuição para a inovação tecnológica. Outra mudança significativa é os equipamentos Pixel (anteriores Nexus) não serem mais equipamentos de baixo orçamento.

0B5CUt KUpXFUTWlSRjRTN1BUcnc Google Pixel VS Concorrência: Batalha de especificações image

 

Equipamentos Premium a preços Premium

O ano de 2016 foi bastante rico em equipamentos poderosos e a Google apesar de estar em “vantagem” teórica por ter sido a última a apresentar o seu Flagship. Terá a Google reunido as características necessárias nos seus Google Pixel para se superiorizar aos equipamentos já existentes no mercado?

0B5CUt KUpXFUNjhDUWpHQm5HbjQ Google Pixel VS Concorrência: Batalha de especificações image


Vamos nas próximas linhas com auxílio de tabelas de especificações vercomo o novo Google Pixel e Pixel XL se porta contra a concorrência e detalhar alguns de potenciais pontos fortes e fracos. Para esta comparação, vamos comparar os novos telefones Pixele Pixel XL com os novos LG V20, HTC 10, Moto Z Force, Galaxy S7 Edge / S7 da Samsung, e ainda o iPhone 7/7 Plus.

Processamento

Começando com o hardware de processamento, vemos os Qualcomm Snapdragon em todos os equipamentos, exceto obviamente o equipamento Apple. O Snapdragon 820 tem sido a escolha das fabricantes em praticamente todos os flagships Android no mercado, apesar de haver alguns Samsung Exynos 8890 dentro de alguns Galaxy S7 e Note 7. O Pixel e Pixel XL trazem o mais recente chipset Snapdragon 821 da Qualcomm, mas este upgrade não é significativo e traz apenas alguns ajustes e correcções (sempre bem vindos) ao anterior SnapDragon 820.

Relacionado:
OPPO supera o valor das vendas da Apple na Índia

0B5CUt KUpXFUbTFZT3NscE1JMms Google Pixel VS Concorrência: Batalha de especificações image

O Snapdragon 821 oferece o mesmo quad-core Kryo CPUs com clock de 2.15GHz , e uma GPU Adreno 530 que permite um desempenho de alto rendimento. Os telefones pixel também trazem 4 GB de RAM, a mesma quantidade de RAM que os outros equipamentos na nossa lista, mais uma vez, exceto a família iPhone 7, por isso o desempenho vai ser praticamente idêntico em todos os Flagship no mercado no momento.

Armazenamento

As opções de armazenamento de 32 / 128GB no Pixel são pouco quando comparados com outros equipamentos da nossa lista, e não esquecer que o Google Pixel e Pixel XL não permitem expansão de memória com microSD, isto pode ser um “Deal Breaker” para aqueles que armazenam muitos dados nos seus equipamentos.

0B5CUt KUpXFUMkVRZmt1OWpVRVE Google Pixel VS Concorrência: Batalha de especificações image

Resolução de Ecrãs

Todos os restantes Android na nossa lista apresentam resolução QHD, mais uma vez o iPhone se destaca pela negativa (aparentemente para os fâs da marca basta que tenha uma maçã gravada para ser bom). O Google Pixel e Pixel XL apresentam uma resolução de 1080p num ecrã de 5.5 polegadas AMOLED.

%name Google Pixel VS Concorrência: Batalha de especificações image

Câmaras

O ano de 2016 foi farto em equipamentos com câmaras impressionantes, este passou a ser um dos factores muito valorizados pelos consumidores na escolha de um smartphone, vimos a Huawei lançar dual camara em parceria com a Leica e a Samsung apresentar a tecnologia Dual Pixem nos seus S7. Falando do Nexus 6P este equipamento já apresentou uma câmara de qualidade com resultados muito acima dos equipamentos anteriores. A Google não ficou por aqui, e melhorou ainda mais o pacote de cãmara dos Google Pixel e Pixel XL, supostamente tem o melhor pacote de câmera disponível no momento, pelo menos de acordo com DxO Mark. Com uma pontuação de 89, o Pixel atualmente supera tanto o Galaxy S7 / Edge, Note 7 e o iPhone 7 / Plus.

Relacionado:
Nexus Launcher agora é Pixel Launcher [Download Inside]

0B5CUt KUpXFUYjZZYWJUOXFGbTg Google Pixel VS Concorrência: Batalha de especificações image

A câmara traseira apresenta 12.3MP e parece ser a melhor de momento. A poderosa câmara não consegue compensar o facto de não trazer por exemplo OIS (Estabilizador Ótico de Imagem).

Na frente, temos uma câmera de 8MP com f / 2.4 abertura, 1,4 mm pixels e captura de vídeo Full HD (30fps).

Bateria

Quando se trata do tamanho da bateria, o Pixel XL está alinhado com os melhores ao apresentar uma bateria de 3450 mAh, superado apenas pelo Moto Z Force com sua bateria de 3500 mAh e o S7 Edge com a sua bateria de 3600 mAh. O Pixel de 5 polegadas, tem obviamente uma bateria menor com apenas 2700 mAh, mas para o seu tamanho não é de todo mau.

Para todos os fâs de Android é impossível negar que a linha Pixel da Google nos trouxe equipamentos com especificações impressionantes, ainda que o Design esteja a gerar alguma polémica. Acompanhado de especificações de topo, veio também um preço superior ao que estamos habituados nos equipamentos com a chancela Google.

O futuro dirá qual o sucesso que os novos Pixel e Pixel XL irão conseguir alcançar. Deixem a vossa opinião nos comentários.

 

 

 

 

Comments are closed.