Se existe backup de fotos mais prático e útil para o Android é o Google Photos, gratuito, backup automáticos e ilimitados e uma série de extras, mas se és um utilizador Nexus as coisas podem vir a ficar melhor.

No entanto apesar da ser gratuito e ter um espaço de “armazenamento ilimitado“, o mesmo limita o tamanho das fotos até 16 MP o que a Google chama de “High Quality mode“.

Basicamente todas as fotos acima de 16 MP o Google Photos faz um “downsize” da mesma que graças aos algoritmos da Google conseguem manter a qualidade da mesma, mas diminuindo o tamanho.

Para além deste modo o Google Photos oferece um outro que mantém a qualidade e o tamanho da mesma igual à original, mas este modo é pago “Original” e vai descontando consoante a mensalidade que escolherem.

0B5CUt KUpXFUTXdsWkg5UnlydTA Google Photos ilimitado para equipamentos Nexus image

Brevemente os utilizadores Nexus poderão deixar de poder escolher entre o modo “Original” e “High Quality” no Google Photos.

Recentemente graças uma “teardown“(escrutinar o código fonte da aplicação) da aplicação pelos site Android Police vieram a descobrir uma opção “que refere espaço ilimitado para cópias com tamanho original para equipamentos Nexus”.

Não é certo se esta opção irá estar disponível apenas para fotos que são tiradas com o smartphone, ou por exemplo fotos tiradas por uma máquina fotográfica profissional “DSLR” e posteriormente copiadas para o dispositivo.

Relacionado:
Antutu disponibiliza lista de dispositivos com melhor desempenho em Outubro

Actualmente esta opção poderá parecer um pouco desnecessária uma vez que os equipamentos Nexus não tiram fotos superiores a 16 MP, mas esta opção poderá ser uma forma da google concorrer no mercado da fotografia, uma vez que se trata de uma mais valia para quem leva a fotografia mais a sério.