0B5CUt KUpXFUTl9EU3A3UWFmTW8 Google passa a informar se os e mails recebidos no Gmail são criptografados image

A Google vai enviar a partir de hoje, 9 de Fevereiro, notificações aos utilizadores do Gmail que receberam e-mails de provedores de correio eletrónico que não ofereçam criptografia. A ação faz parte do Dia da Internet Segura, que inclui ainda a oferta de incremento de 2 GB ao Drive de quem realizar um “check-up de segurança”.

“Esperamos que com esse tipo de atitude levem a que mais provedores de e-mail passem a adotar essa modalidade de criptografia que já é padrão”, afirma Rodrigo Paiva, gerente de projeto da equipa de segurança da Google.

A notificação funcionará quer para a receção quer para o envio de novo emails. A Google vai sinalizar no ato do despacho da mensagem se serviço de e-mail que o utilizador está a acionar utiliza ou não o sistema TLS de criptografia. E para quem não sabe, a criptografia é um recurso de segurança que baralha o conteúdo de uma mensagem, somente decifrada por quem possui uma chave secreta, que no caso dos e-mails, o emissor e o recetor.

Também poderá ter interesse em: INSTAGRAM PARA ANDROID GANHA SUPORTE PARA MÚLTIPLAS CONTAS

A boa notícia é que a maior parte de provedores inclusive os mais populares já seguem o padrão da indústria. A nossa intenção é simplesmente deixar os utilizadores terem conhecimento de que as garantias que o Gmail lhes oferece, de privacidade e segurança, não podem ser garantidas devido a alguns provedores de e-mail não oferecerem a mesma criptografia”, comenta Paiva.

Relacionado:
Confirmado: Android 7.1 chega nas próximas semanas aos dispositivos Nexus