Assim como a maioria das empresas preocupadas com a segurança no mundo virtual, a Google já oferecia, e inclusive, recomendava o uso da verificação em dois passos para contas em todas as suas plataformas. Visando aprimorar ainda mais os sistemas de controle de informações, a empresa lançou um pequeno aparelho chamado ˜Security Key˜, que fornece um método alternativo para manter contas de utilizador a salvo das ameaças e brechas de segurança encontradas na web.

O dispositivo liga-se à porta USB, e funciona com todas as contas vinculadas na plataforma Google, além do navegador Google Chrome. Com o “Security Key”, os utilizadores não precisam de digitar códigos de autenticação – ao invés disso, basta inserir o aparelho no USB, e apertar o botão embutido, quando for requisitado. Com isso, a empresa garante que informações criptografadas não sofrerão ataques de phishing.

A Google ressalta que mesmo com o uso da verificação em dois passos, há um risco (muito remoto, diga-se de passagem) de que um hacker possa obter o código através de um site falso; Mas como o Security Key usa um mecanismo de criptografia ao invés de um código de verificação, a segurança é elevada a um nível ainda mais alto.

Vale a pena lembrar que se o acesso for feito através de plataformas móveis, o acessório não vai funcionar. Também é necessário que seja utilizada a versão 38 ou superior do Google Chrome, podendo correr no Chrome OS, Windows, Mac ou Linux. Caso o utilizador não se encaixe nos requisitos mínimos citados acima, a verificação em duas etapas ainda é a melhor opção.

Relacionado:
Novo algoritmo da Google legenda imagens com uma precisão Incrível

 

%name Google lança chave de segurança USB image

 

 

Fonte: MobileXpert & TechCrunch