Google lança Android Experiments

 

O Google lançou ontem o Android Experiments, com o objetivo de mostrar projetos open source de aplicações destinadas a dispositivos Android e Android Wear. A iniciativa segue a mesma ideia do Chrome Experiments de fornecer ideias interessantes realizadas por programadores de todo o mundo. O novo projeto do Google é uma galeria de projetos que espera mostrar como os utilizadores estão a inovar com a plataforma.

As experiências existentes na galeria são submetidas pela Google e destinados a “celebrar o trabalho criativo a partir do Android”, conforme definiu um porta-voz da empresa. Com os projetos, será possível inspirar os programadores a serem mais criativos para produzirem aplicações para a plataforma móvel do Google. Isso será bem mais fácil visto que todos os projetos são open source, ou seja, terão os seus códigos disponíveis para qualquer interessado em saber como determinado projeto foi criado.

Qualquer pessoa pode inserir um projeto, desde que siga algumas diretrizes que não são consideradas rígidas. O Google diz que com a iniciativa será possível mostrar experiências incríveis com o Android e disponibilizar as mesmas aos interessados. Uma pequena equipa de engenheiros da Google irá rever todas as submissões de projetos para o site.

Os 20 projetos listados no site foram construídos em plataformas como o Android SDK, NDK, Android Wear, IOIO board, Cinder e Unity. Todas as experiências no site são de código aberto. Então, caso não queiras disponibilizar o código da tua aplicação, o Android Experiments não é indicado. Além de estarem disponíveis no site, todas as aplicações aprovadas estarão presentes na loja de aplicações da Google, Google Play Store.

Relacionado:
Oh não! Parece que o Galaxy Note 7 "corrigido" também está com problemas

Essa parece ser uma maneira interessante de mostrar o que é possível fazer para aparelhos equipados com Android. Mais importante, porém, é o fato de todas as aplicações terem os seus códigos disponibilizados para que outros programadores aprendam com as experiências. Embora existam poucas aplicações de código aberto, a maioria dos programadores utiliza algum framework open source na construção das suas aplicações.

FONTE