I/O: Construindo a próxima evolução da Google


Esta manhã, no Campus em Mountain View, foi inaugurada a Google I/O, a conferência anual de programadores. Muita coisa mudou desde a primeira conferência e muito mais mudou desde que a Google foi fundada há 17 anos.Nessa altura, existiam 300 milhões de pessoas online, ligando-se através de computadores antiquados; hoje esse número ascende a mais de 3 mil milhões de pessoas, a maioria utilizando dispositivos móveis para obter informação, para organizar o dia a dia, para chegar do ponto A ao ponto B e contactar família e amigos. Num mundo, em que os telefones inteligentes se tornaram o controlo remoto das nossas vidas, a missão da Google – “organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil” tem mais sentido do que nunca.

O assistente da Google

Hoje, quando pensamos na experiência de pesquisa Google – desde um painel com informação relevante sobre o vírus Zika ou um alerta informando o utilizador que o voo está atrasado – é impressionante olhar para como as coisas evoluíram desde aqueles dias remotos dos “10 links azuis” nos resultados de pesquisa. Muitas destas inovações têm surgido devido à chamada aprendizagem automática (machine learning) e à inteligência artificial – especificamente em áreas como o processamento de linguagens, reconhecimento de voz e tradução – o que nos tem ajudado a criar uma experiência útil e assistencial para os utilizadores. O machine learning e a inteligência artificial são os principais elementos que tornam o reconhecimento de voz da Google o mais preciso do mundo e que permitem ao utilizador tirar uma fotografia de um sinal em chinês e vê-lo traduzido em inglês.
O progresso em todas estas áreas está a acelerar e acreditamos que estamos num momento chave. As pessoas estão a interagir cada vez mais com a Google de uma forma natural. Não estão somente a pesquisar informação sobre o mundo mas estão à espera que a Google as ajude nas suas tarefas diárias

Relacionado:
Lenovo ZUK Edge aparece em novo leak de imagens reais

E, é por isso, que estamos entusiasmados para apresentar…. o assistente Google. 

Trata-se do assistente Google. Este assistente é de conversação já que permite um diálogo contínuo entre o utilizador e o Google; a partir do qual compreende o mundo dos utilizadores e os ajuda a realizarem tarefas. Torna mais fácil a compra de bilhetes de cinema enquanto o utilizador se desloca, encontra facilmente o restaurante perfeito para a sua família comer uma refeição rápida antes do filme começar e ajuda o utilizador a dirigir-se à sala de cinema. É o Google para si, feito por si.

O assistente funciona em todo o tipo de dispositivos e contextos para que o utilizador possa usufruir desta experiência independentemente do local ou contexto onde se encontra. O assistente Google foi construído tendo por base de anos a interpretar e a  entender as perguntas dos nossos utilizadores.

Hoje vamos apresentar muito resumidamente dois novos produtos que se baseiam no assistente Google

%name Google I/O: tudo o que importa saber image


Google Home

Trata-se de um equipamento activado por voz que leva o assistente Google para qualquer divisão da casa. Permite ao utilizador desfrutar do entretenimento, gerir as tarefas diárias e obter respostas do Google – tudo através de conversação com o aparelho. Com um simples comando de voz, o utilizador pode pedir ao Google Home que ponha uma música, para programar o forno para uma determinada hora, verificar o status do voo ou mesmo até pedir para ligar as luzes. O Google Home foi desenvolvido para se enquadrar na casa do utilizador e tem bases personalizáveis e com cores e materiais diferentes. O Google Home será lançado nos próximos meses


%name Google I/O: tudo o que importa saber image


Allo e Duo

Allo é uma nova aplicação que vem completar o assistente Google, para que o utilizador possa interagir com o equipamento directamente a partir do chat, seja individualmente ou com amigos. Pelo facto do assistente perceber o mundo do utilizador, o mesmo pode pedir a agenda das suas tarefas diárias ou as fotos da ultima viagem. Caso o utilizador esteja a planear um jantar com amigos, pode também pedir ao assistente que sugira alguns restaurantes das redondezas – tudo no mesmo chat.

Relacionado:
Atualização da aplicação Google adiciona suporte a elementos sob a barra de pesquisa

%name Google I/O: tudo o que importa saber image

Allo inclui também a funcionalidade de Resposta Rápida (Smart Reply) que sugere respostas a mensagens, tendo em conta o contexto e inclui opções para tornar o chat mais expressivo com emojis, stickers e fotos criativas. Também existe um modo incógnito que permite a encriptação end-to-end, notificações discretas e mensagens que expiram.

Estamos, também a apresentar a Duo, uma aplicação para chamadas de vídeo. Com a Duo, o nosso objectivo é tornar as chamadas de vídeo mais rápidas e fiáveis, mesmo em ligações mais lentas. Vem com uma funcionalidade a que se deu o nome de Knock Knock que permite ao utilizador ver quem está a ligar através de vídeo mesmo antes de atender a sua chamada.

O melhor de tudo é que ambas (Allo e Duo) estão baseadas no número de telefone do utilizador, para que possa comunicar com qualquer pessoa, independentemente do sistema operativo – iOS ou Android. Ambas as aplicações estarão disponíveis já este Verão. Saiba mais aqui.

Android N, Wear, VR, e Instant Apps

Hoje, tivémos a oportunidade de partilhar detalhes acerca das potencialidades do Android N, incluindo um melhor desempenho para gráficos e efeitos, redução do consumo da bateria e armazenamento. download de actualizações em “background”, notificações optimizadas para que as possa visualizar rapidamente e o aparecimento de 72 novos emojis.

Com base no Android N, criámos uma nova plataforma de realidade virtual para dispositivos móveis denominada por  Daydream. Juntamente com os fabricantes Android, estamos a trabalhar na criação de novos telefones e a partilhar projectos para tornar a experiência de Realidade Virtual realmente mais imersiva, confortável e intuitiva de utilizar. As suas aplicações e jogos preferidos, bem como as aplicações da Google mais populares estarão também disponíveis na Daydream, incluindo o YouTube, StreetView, Play Movies, Google Photos e Google Play Store. Mais informação no próximo Outono.

Relacionado:
Meizu M5 com 5.2" HD display, 2/3 GB RAM e sensor biométrico apresentado


%name Google I/O: tudo o que importa saber image


Também melhorámos o Android Wear 2.0 ao incluir uma experiência de utilização renovada e aplicações independentes que funcionam no relógio independentemente da localização do telefone do utilizador ou até mesmo se o telefone está ou não desligado.

Finalmente, apresentamos Android Instant Apps – que permite ao utilizador usar, instantaneamente, as aplicações Android sem necessidade de as instalar.

Firebase

Hoje lançámos a expansão do Firebase, a nossa maior oferta para programadores até aos dias de hoje. A plataforma ajuda os programadores a criarem rapidamente aplicações de alta qualidade, a aumentarem a sua base de utilizadores e a ganharem mais dinheiro no iOS, Android e internet móvel.

Respondendo a desafios globais com ferramentas mais inteligentes

Machine learning e a Inteligência Artificial (IA) não estão apenas a transformar a computação mas também a alterar a forma com que enfrentamos problemas para os quais nunca encontrámos antes soluções. As oportunidades são ainda maiores, quando aproveitamos as potencialidades das ferramentas em código aberto para as tornar acessíveis a toda a comunidade de programadores e investigadores. Basta imaginar o que poderíamos fazer se trabalhássemos juntos e utilizássemos estas tecnologias para resolver problemas relativos às mudanças climáticas, à saúde ou à educação. À medida que o nosso conhecimento sobre o machine learning e a IA é mais profundo e versátil, estas possibilidades começam a surgir no horizonte. De facto, são tempos verdadeiramente muito entusiasmantes.

PARTILHAR
Artigo anterior[Deal Alert]iPega PG-9057 Phantom ShoX Blaster
Próximo artigoWaze poderá ser concorrente da Uber
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.