É muito comum ouvirmos que as aplicações oferecidas para Android são mal feitas, não geram receita aos programadores ou contêm vírus e uma quantidade enorme de publicidade. Porém, isso não é verdade! No último ano a Google optimizou o guia para programadores de aplicações para o seu sistema operativo, retirou da Play Store tudo o que considerava ser “lixo”, e ainda foi ainda um número muito significativo de aplicações, e passou a exigir mais rigor aos programadores. Como prova disso, anunciou recentemente a lista de aplicações com o “melhor design de 2013”.

Esta não é a primeira vez que a Google elabora a referida lista. Assim como existem as colecções de moda – Outono, Inverno, Primavera e Verão – a Google resolveu criar uma espécie de “fashion week” para as alicações Android. Durante a temporada de verão, o gigante das buscas publicou a primeira coleção “Beautiful Design Google Play”. Na época, os destaques foram Pattrn, Pocket, Timer, Eye in Sky Weather, NY Times, Grand St., Pinterest, Press, Expedia, Flipboard e TED.

O objectivo desta lista é destacar as aplicações com melhor construção, ou seja, os projectos bem estudados e trabalhados, com uma bela apresentação de imagens, layout e tipografia nítida e significativa, bem como, que ofereçam gestos e transições intuitivas e, claro, uma excelente experiência.

E o prêmio de Melhor Design na Play Store para o Inverno 2013 foram:

Timely Despertador [Bitspin]

O Timely é uma aplicação de relógio que leva a animação para um nível totalmente novo. As transições de ecrã são suaves e o uso da aplicação é bem realista, a ponto de termos a sensação de que estamos a brincar com objectos reais quando usamos os comandos da aplicação. Este é uma aplicação que vai para além do funcional por causa da forma como foi desenhado.

Relacionado:
Pocketshare transforma o teu telefone numa Flash Drive Wireless (temos licenças Premium para oferecer)

Aplicação: Google Play

 

Circa News

O Circa é um leitor de notícias gratuito, rápido, elegante e cheio de detalhes de design por toda parte. A tipografia e os efeitos de imagem são bem sofisticados, juntamente com uma interacção inovadora, por exemplo, caso a imagem contenha cenas fortes, o utilizador será questionado sobre o real interesse em visualiza-la. Além disso, os comandos de passagem dos conteúdos fazem com que a leitura das mesmas seja mais dinâmica. A aplicação gera conteúdo próprio e também faz referência aos principais canais de notícias, porém, a base de artigos é apenas os EUA.

Aplicação: Google Play

 

Etsy

O Etsy, é uma aplicação que ajuda-o a explorar um mundo de produtos feitos à mão com transições de ecrã super originais e layouts muito bem trabalhados.

Aplicação: Google Play

 

Além destas três, as aplicações Airbnb, The Whole Pantry, Runtastic Heart Rate Pro, Tumblr, Umano, Yahoo! Tempo também foram listados entre os mais bem desenhados de 2013.

Dos aplicativos que usaste em 2013, quais deles achas que merecia estar na lista de melhor design do ano na Play Store? Deixe-nos saber nos comentários.

 

 

Fonte: Android Developers

Comments are closed.