O tópico sobre segurança é cada vez mais abordado e é uma preocupação constante, já abordarmos aqui aplicações de comunicações que começaram a encriptar as suas mensagens e agora chegou a vez da aplicação do Gmail.

Não é só através de mensagens instantâneas que comunicamos, o serviço de email já há muito que é usado, e de modo a proteger os seus utilizadores de acidentalmente enviarem informação, a Google automaticamente encripta todas as mensagens que passam pelos servidores do Gmail com o TLS.

Apesar de nem todos os serviços de email suportarem a encriptação,  mesmo que enviem ou recebam emails de outros serviços que não suportem esta opção, podem a ver a vermelho a mensagem a dizer que a vossa mensagem não está encriptada, isto usando o Gmail pelo browser do vosso computador.

0B5CUt KUpXFURzE1S09KZC1KSFU Gmail prepara medidas de segurança sobre encriptação image

0B5CUt KUpXFUT1Z1Wlk2bHhhUnc Gmail prepara medidas de segurança sobre encriptação imageMas a aplicação do Gmail não continha essa opção, pelo menos até agora.

Foi graças a um “teardown” da aplicação feita pelo blog “Xda-Developers” que descobriam que na versão do Gmail 6.7, a Google irá implementar avisos de segurança na aplicação móvel, tal como já existia na versão Desktop.

E Spam quem detesta ?

Pelos vistos a Google também está a tomar medidas de modo a combater o spam que recebemos na nossa inbox do Gmail, com o serviço “unsubscription recommendations” .

Segundo as informações ainda não é claro como o serviço irá funcionar, mas rumores constam que terá haver com os nossos hábitos de leitura, ou se regularmente eliminamos emails da nossa lista.

Relacionado:
N de Nougat: Motorola divulga lista de dispositivos a atualizar para o Android 7.0

No entanto ainda não conseguimos visualizar estas mensagens ou recomendações através da aplicação, neste ultimo update que sofreu, por isso acreditamos que poderá ficar disponível numa próxima atualização.

No entanto com a cortesia do Xda-Developers fica aqui o link para o download do apk do Gmail v6.7.