A próxima grande aposta da Samsung está prestes a chegar. Conta-se com a apresentação do esperado Galaxy S5 numa questão de meses, talvez de semanas, mas a Sammy ainda esconde o dispositivo. Foi feita uma compilação de tudo o que se falou sobre o dispositivo até agora, filtrando os rumores obviamente absurdos. Design, data de lançamento, ecrã, câmera e dados técnicos: veja as peças do quebra-cabeças que se dispôe até ao momento.

%name Galaxy S5: Tudo o que já foi dito e especulado... image

Data de apresentação

O Mobile World Congress em Barcelona é o melhor palco para muitos fabricantes mostrarem suas mais novas criações e ditar assim as tendências para todo o ano no mercado de smartphones. Nos últimos dois anos a Samsung preparou eventos separados para ganhar maior atenção da imprensa especializada para o lançamento dos seus topos de gama. Em 2014, contudo, existem indícios de que a Samsung usará usar MWC para a apresentação do S5: o jornalista de tecnologia Eldar Murtazin afirmou que o lançamento do dispositivo será no dia 23 de fevereiro às 18 horas, para depois voltar atrás e dizer que a Samsung ainda não decidiu o local e data da apresentação. De toda forma, é provável que o dispositivo veja a luz entre fevereiro e março. Outra corrente de indícios a ser seguida é considerar o processador do S5: se vier mesmo com o Snapdragon 805, seu lançamento pode demorar mais um pouco, pois a Qualcomm já disse com todas as letras: o primeiro aparelho com este processador chegará apenas em maio. Façam as suas apostas.
Contudo tenho plena convicção que o lançamento do Galaxy S5 será no dia 24 de fevereiro, durante um evento Unpacked da Samsung dentro durante a MWC de Barcelona.

Relacionado:
Divulgada lista dos smartphones mais velozes referente ao mês de Agosto

Design, material

Primeiro ponto polémico: o material. Antes da apresentação do S4 também já se havia especulado que ele viria com chassi de alumínio, mas ele chegou com o mesmo policarbonato do S3. Será que acontecerá o mesmo com o S5? A resposta mais bem cotada até agora é de uma solução dupla: a Samsung lançaria dois aparelhos, um mais barato com o bom e velho plástico e outra linha premium, baptizada por enquanto de Galaxy F.

Home button

Alguns sites de tecnologia afirmam que o Galaxy S5 decretará o fim do típico home button da Samsung, presente em quase todos os aparelhos da sul-coreana. Essa medida parece um tanto improvável. O Galaxy S5 deverá ter um botão físico central e dois capacitivos. Uma terceira corrente defende um botão “task switcher” em vez do ultrapassado botão de menu. Conservadora como é no design, acho que nada mude nesse aspecto.

Ecrã

O S4 tem um display de 5 polegadas, e o S5 deve ser um pouco maior. Grande parte dos jornalistas e blogueiros falam de 5,2 ou 5,25 polegadas. Sobre a resolução restam poucas dúvidas: o S5 contará com um ecrã 2K de 2.560×1.440 pixels. Este é mesmo o padrão para um smartphone high end deste ano.

Câmera

Fala-se já há algum tempo sobre um novo módulo da câmera para o Galaxy S5. O sensor de imagem Isocell deve garantir melhores imagens sobretudo em ambientes com pouca luminosidade. A produção em massa desses sensores começou no final de 2013, portanto é bem possível que o S5 venha equipado com ele. Quanto aos megapixels, referência preferida da imprensa para as câmeras dos smartphones, o S5 deverá contar com 16 MP.

Relacionado:
Dispositivos Nexus receberão o Android 7.1 ainda durante o mês de Outubro

Scanner de impressão digital

Não há muitos rumores sobre funções extras do Galaxy S5, com excepção do debate sobre sensores biométricos. Já se falou em scanner de íris e de scanner de impressão digital. Já está claro, contudo, que um sensor ocular não será integrado. Resta-nos o forte rumor sobre o scanner de impressão digital directamente no ecrã do aparelho, como reportado continuamente pelos meios de comunicação sul-coreanos, que permitiria o seu desbloqueio com um toque no display.

Software

O S5 virá com o Android KitKat, quanto a isso não restam dúvidas. Interessante é a questão da interface do utilizador, que costumava distanciar-se muito da experiência de um Android puro. Com a recente aproximação do Google e da Samsung, após o acordo de partilha de patentes e do fracasso da UI Magazine UX, parece que a nova tendência da companhia sul-coreana será uma TouchWiz mais parecida com o estilo do Google Now.
As ultimas informações dão conta que o S5 terá novos controlos com uma só mão, com gestos de cabeça e que o leitor de música ganhará novo visual e opções, com o fortalecimento das funções sociais e de partilha.

Especificações técnicas

Uma coisa está clara: o S5 receberá o melhor hardware disponível actualmente. Por isso a SamMobile já deu as suas especificações técnicas como certas. É quase ponto pacífico que o processador será o Snapdragon 805, que a RAM terá 3GB, como no Note 3, e que a bateria virá com a capacidade de 2.600 mAh, um pouco maior do que a dos concorrentes, para compensar também o aumento do ecrã.
Mas um rumor muito recente dá informação que a memória interna virá em três tamanhos, de 32, 64 e (finalmente!) 128 GB. O processador Snapdragon terá frequência de 2,5GHz, e outra versão com chipset Exynos de 64 bits, oito núcleos e 2,0 GHz também deverá ser feita (dois processadores também foram integrados a versões diferentes do Galaxy S4, apesar delas não terem sido comercializadas simultaneamente em todos os países).

Relacionado:
Depois da Samsung, Apple poderá ter de preparar um Recall do seu iPhone 7 Plus

O que achas? vem ai maquina a serio não é?

Fonte: AndroidPit