O brilho excessivo do ecrã dos telefones e tablets é uma reclamação constante de muitos utilizadores. Com este assunto em mente, a empresa Hardy-infinity lançou a aplicação Bluelight Filter for Eye Care (Filtro de luz azul), que adiciona um novo filtro ao ecrã do smartphone ou tablet com Android, e promete diminuir o cansaço visual dos utilizadores por meio desta tecnologia.

A aplicação é bastante simples e, na verdade, não diminui o brilho do display. É como se ele colocasse um papel colorido, com a cor mais neutra (mais amarelada do que o “branco” tradicional emitido pelo ecrã) ou com um tom escolhido pelo próprio utilizador.

É possível meter a aplicação a nosso gosto, além da cor, o nível de opacidade deste filtro. Além disso, o controlo da aplicação pode ser o tradicional, acedendo-o somente pelo ícone no menu, ou então por um atalho na barra de notificações do aparelho, que é uma opção padrão.

No Google Play, os comentários são muito positivos. A aplicação tem mais de 17 mil avaliações 5 estrelas na loja virtual do Google, e uma média de nota 4,4, num máximo de 5.

O Bluelight Filter (Filtro de luz azul) não tem nenhum comprovativo científico de que é útil no combate ao cansaço visual dos utilizadores de smartphones, mas basta testá-lo que, certamente, vais notar a diferença. Se ajudará ou não, depende de cada utilizador. No entanto, não há como negar que ele muda bastante a exibição do ecrã do Android.

Relacionado:
Donos dos Moto G4 já podem saborear o doce sabor do Nougat

Fonte: Google Play