No passado dia 19 informamos os nossos leitores que a Niantic estaria a começar a banir os batoteiros do jogo do Pokémon Go. A Niantic parece finalmente ter começado a fazer uma limpeza aos servidores do Pokémon GO, removendo os jogadores que se aproveitaram para avançar mais rapidamente no jogo. Conforme a própria empresa confirmou, os utilizadores que utilizaram hacks ou burlaram o sistema de geolocalização estão a ser banidos, para a alegria de quem não aguentava mais ver ginásios dominados por monstrinhos poderosos desde o primeiro dia em que o jogo chegou ao seu país. No entanto, no meio desses banimentos, alguns jogadores honestos acabaram injustamente por serem expulsos.

Seja porque realmente conquistou alguns Pokémon muito fortes em pouco tempo e acabou por ser erradamente denunciado, ou porque viajou recentemente e a Niantic interpretou isso como se fosse um truque, já temos vários relatos de pessoas que tiveram as suas contas bloqueadas indevidamente. E, nesses casos, o que é possível fazer? A própria produtora disponibilizou um formulário para que os utilizadores prejudicados possam fazer um pedido de revisão de seus casos. A página especial traz um formulário em que os jogadores devem informar o endereço de e-mail da conta bloqueada, o nome da sua personagem e dar uma breve explicação sobre a punição indevida. No entanto o ideal é que toda a comunicação seja feita em inglês para facilitar a avaliação.

Relacionado:
Niantic está a preparar um jogo semelhante para "substituir" o Pokémon GO

POKEMON-GO-BANNED.png

E, assim como no caso de denúncias, o serviço conta ainda com uma área para que adicione imagens em anexo para não restarem dúvidas de que está a “escrever” a verdade. Pode parecer algo exagerado, mas realmente ajuda. Se a Niantic julgou que usou um alterador de geolocalização para estar um dia num local e no outro num local totalmente diferente, basta enviar uma foto da passagem para mostrar que você realmente foi até lá. Segundo a Niantic, o objetivo desse pente fino é fazer com que o Pokémon GO se torne um ambiente justo e divertido para aqueles jogadores que seguem as regras e que, por isso, qualquer sinal de batota identificada pelos servidores vai resultar no bloqueio da conta. Os jogadores que forem punidos recebem um e-mail da Niantic a informar desse acontecimento e as razões para tal.