Visto ser uma ferramenta bastante utilizada no mundo Android, é perfeitamente válido um guia/overview dessa mesma Tool, de forma a sermos capazes de utiliza-la com destreza e segurança e alteramos os nossos equipamentos sem grandes problemas.

O Flash Tool é um software de instalação de firmware/envio de informação para equipamentos baseados na plataforma MediaTek (denominados por MTK). Como vantagem na sua utilização temos,principalmente, um modo exclusivo para acesso a partes consideradas vitais do dispositivo, denominado modo Download. Isso traduz-se da seguinte forma: o modo download é um modo de escrita de informação para o equipamento, estando sempre acessível, mesmo quando há dificuldades no sistema Android, pois é acedido com o equipamento desligado e somente quando o Flashtool solicita o acesso. (Caso contrário, o equipamento simplesmente carregará a bateria.) Com o FlashTool podemos atualizar todos os componentes do nosso dispositivo. (Sistema, Kernel, Recovery, Imagens Boot, Firmare, Memória).

O Software:

Quando abrimos o Flash Tool somos apresentados com a janela principal do mesmo, onde é/será mostrada toda a informação relativa ao que será enviado para o dispositivo:

Neste momento, as funções que serão importantes explicar são Format, Download e Scatter-Loading (Marcadas a vermelho na imagem).

  • Format: como o próprio nome indica, tem como função limpar por completo todas as partes do nosso dispositivo.
  • Download: indica ao Flash Tool para preparar o envio da informação, ficando a espera do dispositivo.
  • Scatter-Loading: local onde é escolhido o ficheiro Scatter, que contem informações relativas a estrutura da memória interna do dispositivo.
Relacionado:
HTC Bolt é o novo topo de gama da HTC que deve estar a chegar

Ficheiros Scatter:

Os ficheiros Scatter contem a informação da estrutura interna do dispositivo a ser configurado pelo Flash Tool. Nesse ficheiro encontramos as respectivas “partes” do sistema interno, bem como onde será escrita cada informação. (Posições de memória).

Qualquer operação com o Flash Tool será sempre efetuada com base no ficheiro Scatter. Um ficheiro scatter incorrecto implicará erros / funcionamento incorrecto.

Como regra geral, qualquer componente a ser enviado com o Flash Tool para o dispositivo será sempre fornecido com um ficheiro Scatter (Exemplo: MT6577_Android_scatter_emmc.txt)

Utilização:

  1. Após a abertura do programa escolhemos a opção Scatter-loading, para escolhermos, conforme descrito anteriormente, o ficheiro scatter para equipamento.No exemplo acima temos um ficheiro Scatter típico para equipamentos MTK.
  2. O Flash Tool, ao ser carregado o ficheiro Scatter, carregar automaticamente todos os ficheiros de Imagem (.img) presentes na respectiva pasta.No exemplo, vemos automaticamente escolhida a imagem recovery.img presente na mesma pasta que o ficheiro Scatter.
  3. Estando agora os ficheiros escolhidos e prontos a serem enviados,escolhemos a opção Download. Caso suja uma mensagem de Warning, selecionamos Yes.A mensagem de Warning é mostrada devido a nem todas os ficheiros estarem selecionados.
  4. Neste momento, o Flash Tool está pronto a enviar as informações para o dispositivo. Ligamos então o equipamento desligado ao computador. Será automaticamente iniciado o processo de envio de dados, sendo mostrado o progresso na barra inferior. Quando tudo estiver concluído, recebemos uma mensagem de OK.O equipamento não deve ser desligado antes de qualquer mensagem do Flash Tool.
  5. Caso nada aconteça no passo anterior, devemos confirmar se os drivers do equipamento estão devidamente instalados e configurados.
  6. Após a mensagem de OK, podemos então voltar a ligar o dispositivo.
  7. Processo concluído.
Relacionado:
Zenfone 2 com problemas nos sensores

Notas/Esclarecimentos:

  • Apesar do Flash Tool ser um software/método praticamente sem riscos para o equipamento, todo o processo deve ser efetuado de forma precisa. Em caso de dúvidas contactar o responsável pelo ficheiro a ser configurado (ROM,Recovery,etc).
  • Confirmar sempre se os drivers para o dispositivo estão instalados no PC. Normalmente na primeira ligação do dispositivo desligado ao computador ocorre a instalação dos mesmos.

Qualquer dúvida/sugestão não hesitem.

Rafael Souto

Android Geek Portugal © 2013