Fim da Guerra de patentes Android?

 

O consórcio adequadamente denominado “Rockstar” do qual fazem parte Apple, Microsoft, Blackberry, Ericsson e Sony retirou os processos judiciais que mantinham por disputas de patentes, e assume vender cerca de 4 mil patentes que já pertenceram à Nortel e que quando a empresa faliu geraram uma forte disputa.

Rockstar-Consortium.jpg

A venda será por cerca de 900 milhões de dólares à RPX, que irá posteriormente licenciar as patentes a outras organizações.

A Rockstar também deixou cair os procesos que mantinha contra fabricantes de smartphones. Anteriormente a companhia tinha adquirido as patentes da Nortel e accionado mecanismos legais para processar os que no seu entender teriam infrigido as regras de patente vigentes nos E.U.A, estes processos abriram guerra aberta com empresas como Google, Samsung, LG, HTC e ZTE.

No entanto parece que o cachimbo da paz está aceso, e que existe um acordo no horizonte.

Com esta posição por parte da Rockstar, é de esperar que as guerras entre a Apple e os fabricantes de equipamentos Android venham a terminar. No entanto ainda existem processos em curso entre a Apple e Samsung nos E.U.A.

Será que isto vai significar uma descida de preço da tecnologia? Ou pelo contrário?

Deixem os vossos comentários.

Relacionado:
Samsung Galaxy C9 aparece no site Zauba