Falha de segurança ameaça milhões de dispositivos Samsung

Uma falha de segurança nos dispositivos da linha Galaxy S, da Samsung, ameaça mais de 600 milhões de dispositivos.
O problema em questão está associado ao teclado pré-instalado SwiftKey e pode ocasionar invasão e roubo de informações. A empresa americana de segurança NowSecure divulgou o bug na passada terça feira, mas afirmou que a falha foi detetada ainda em 2014 e que a Samsung foi informada sobre o caso.

Segundo a empresa, um utilizador mal intencionado pode aproveitar-se desta falha e aceder a recursos do telefone como GPS, sensores, câmeras e microfones. Pode também, instalar aplicações sem que o utilizador se perceba, ouvir chamadas, aceder a fotos, e-mails e até SMS. A lista atualizada de dispositivos afetados conta, até ao momento, com os seguintes modelos: Galaxy S6, S5, S4 e S4 mini, de operadoras como Verizon, AT&T, Sprint e T-Mobile. Mas segundo a NowSecure, a lista pode crescer a qualquer momento.

Segundo Joe Braidwood, CEO da empresa responsável pelo SwiftKey, garante que a vulnerabilidade da aplicação é de “baixo de risco”, pois necessita de uma combinação de fatores para que a segurança seja efetivamente afetada. Ele explica que o telefone necessita de estar ligado a uma rede “comprometida”, onde um hacker com as ferramentas certas poderia, então, aceder o dispositivo. A empresa ressalta que as pessoas que têm a aplicação instalada mos seus gadgets podem atualizá-la para a versão mais recente e, assim, eliminar completamente a falha.

Relacionado:
Novo teaser da asus mostra que um novo smartphone pode ser apresentado no CES2017

samsung galaxy exploit Falha de segurança ameaça milhões de dispositivos Samsung image

 

FONTE