Apesar de o Facebook não ser propriamente uma referencia no que diz respeito a privacidade, a verdade é que instaurou mensagens encriptadas no seu serviço paralelo de chat, o WhatsApp. Agora a gigante rede social está a testar o mesmo tipo de encriptação ponta-a-ponta no seu serviço Messenger.

Facebook vai permitir auto-destruição de conversas secretas

Facebook Messenger

Ao contrário do que acontece no WhatsApp, nem todas as mensagens vão estar encriptadas. Apenas estarão protegidas as conversas que os intervenientes decidirem manter longe dos olhares alheios. Com esta nova funcionalidade os utilizadores vão poder ter conversas “secretas” e até mesmo definir o período em que cada mensagem estará visível, com possibilidade de auto-destruição. Tal como no WhatsApp, nem o próprio Facebook vai poder ter acesso aos conteúdo das mensagens.

Para aplicar esta função, o Facebook usa o Signal Protocol, desenvolvido pela Open Whisper Systems.

No entanto tudo tem um custo e estes chats “secretos” têm algumas limitações. Neste caso as mensagens trocadas só poderão ser lidas num aparelho e tanto imagens em formato GIF como vídeos não são suportados por este sistema.

Por agora as mensagens encriptadas estão a ser testadas por grupo restrito de utilizadores mas o Facebook planeia disponibilizar esta funcionalidade a nível global mais para final deste verão.

E tu, achas que este tipo de encriptação é realmente segura? Vais usar esta função quando estiver disponível? Conta-nos tudo!

Relacionado:
Facebook vai avisar quando existirem redes Wifi abertas nas proximidades