Longe vai o tempo em que o Android nasceu, muitos foram os nomes que a Google associou a cada uma das versões do sistema operativo do robozinho verde, mais concretamente vimos nada mais do que 14 nomenclaturas. Todas esta denominações com excepção das iniciais Alfa e Beta tiveram como inspiração doces mais ou menos famosos no país de origem do sistema operativo móvel da Google. Depois de ter sido apresentado o Android Nougat, é a altura ideal para fazermos uma retrospectiva dos nomes de doces que já emprestaram a sua cara ao nosso querido Android.

androidevolutionupdatedwithlollipop.jpg

Abaixo podem ver a listagem dos nomes desde o Android 1.5 ao 6.0, sem esquecer claro a iguaria mais recente: O Nougat.

A e B

As versões iniciais do Android são as excepções  que confirmam a regra, o Android não teve nome de doces com as letras A e B. A primeira versão pública do sistema foi a 1.5, na verdade não há nenhuma informação que confirme ou desminta que estas versões tenham tido nomes de doces, mas foram apenas conhecidas publicamente como Alfa e Beta.

C

O primeiro Android a receber um nome de doce foi o 1.5 Cupcake, lançado há mais de sete anos, em abril de 2009.

02_Cupcake.jpg

D

Android 1.6 Donut deu seguimento a esta obsessão da Google com os nomes de doces.

android_donut_eduardotortosa.jpg

E

O Android 2.0 Eclair foi a primeira versão do sistema lançada no Nexus One, e teve o privilegio de usar o nome do famoso bolo de origem francófona.

Relacionado:
Por culpa dos ecrãs Amoled, Oneplus 3 novamente em deficit de stock: OnePlus 3S à vista

04_Eclair.jpg

F

Android 2.2 Froyo foi a versão que se seguiu em referência ao iogurte gelado, ou frozen iogurt, foi nesta fase que o Android se começou verdadeiramente a destacar dos sistemas concorrentes ao apresentar melhorias em termos de performance alcançando velocidades de desempenho até 5x superiores á versão Eclair.

dx_froyo.jpg

 

G

Android 2.3 Gingerbread ou pão de mel foi das versões mais populares do sistema operativo móvel da Google e das que certamente trazem mais recordações aos primeiros utilizadores do Android.

android.jpg

H

Android 3.0 Honeycomb, ou favo e mel, foi o Android com a vida mais curta entre as variantes lançadas publicamente.

honeycombAndroid.jpg

I

Android 4.0 Ice Cream Sandwich, ou sandes de gelado chegou com o Samsung Galaxy Nexus, e foi por esta altura que começamos a ver grandes melhorias visuais no sistema.

Android-Ice-Cream-Sandwich.jpg

J

O Android 4.1 Jelly Bean , foi também um caso de grande sucesso, e recordamos claramente andarmos a explorar forums e blogs á procura da uma ROM que trouxesse este saborao nosso equipamento da altura.

jellybean-galaxy-s-3.png

K

O Android 4.4 Kitkat marcou a historia do Android por ter sido o primeiro nome do sistema operativo com a denominação de uma famosa marca de doces, neste caso de chocolate.

android-kitkat.jpg

L

No Android 5.0 Lollipop a Google voltou a abandonar as nomenclaturas com marcas famosas (terá falhado o acordo comercial?) voltando às raízes de um nome de doce genérico, foi também nesta versão que nos foi apresentado primeiramente o Material Design.

Relacionado:
ASUS confirma duas novas versões do ZenFone 3 para o Brasil

Google-officially-released-Android-5_0-Lollipop-source-code-into-the-AOSP-Details.pngAndroid-marshmallow-techtecular-1.jpg

 

M

O recente Android 6.0 Marshmallow que ainda apresenta uma taxa de penetração algo “fraca”  a penúltima versão do Android.

 

N

A Google anunciou oficialmente o nome do novo sistema operativo. E conforme nós aqui do Androidgeek.pt temos dito nos últimos meses, o Android N é mesmo o Android Nougat.

Até já existe em Mountain View a habitual estátua nas imediações dos escritórios da Google.

Android_Nougat.jpg

Parece-nos que a equipa de criativos da Google vai ter um desafio acrescido nas restantes letras do Alfabeto, a próxima é a letra O.. Será OREO?