A Google está cada vez mais empenhada em ajudar os utilizadores a criarem aplicação para o seu sistema operativo móvel. Quer tenham pouca, muita ou mesmo nenhuma experiência a Google está disposta a dar hipóteses a que esses utilizadores a levar as suas ideias para a Google Play. Depois de lançar o Playbook for Developers, com ajudas para quem já está prestes a entrar nesse mercado, a empresa agora vira-se para aqueles que não têm qualquer experiência… aqueles que são totalmente novatos.

O Android Basics Nanodegree Program é uma parceria da Google com a Udacity que traz cursos online que podem transformar a sua carreira. Este programa é destinado para quem nunca fez qualquer aplicação na vida ou para quem nunca teve formação profissional para a área, mas é curioso ou sempre teve vontade de aprender.

Dividido em vários módulos, o curso ensina Java e mais alguns truques de criação, como desenvolver umq aplicação de um único ecrã, desenhar e programar um reprodutor de música dentro do seu projeto, implementar interfaces, gerir as próprias bases de dados e muito mais.

android-developer-lab.png

Depois de fazer a introdução, seleciona pequenas especializações para ir aprendendo a criar aplicações conforme as suas necessidades, gostos ou preferências. Os 50 primeiros que finalizarem o Basics ganham uma bolsa completa para o segundo estágio, o Career-track. O curso completo dura 12 meses e custa 199 dólares por mês, mas oferece uma semana de testes grátis para se habituar ao ambiente e ver se é isso mesmo que deseja.

Relacionado:
Google Allo 2.0 está a sair e traz novidades

Feitas totalmente pela Google, as aulas do Android Basics Nanodegree são totalmente em inglês.