O EMUI é o interface de utilizador próprio da HUAWEI que leva o Android para um novo nível. A última versão do EMUI conta com várias características que foram desenhadas para melhorar o dia-a-dia dos utilizadores.

Huawei.jpg
EMUI Huawei

Vamos rever de forma rápida as novidades da nova versão da EMUI 

Resposta rápida

Os utilizadores estão habituados a ver os pop up banners na parte superior do ecrã, como notificações de novas mensagens. Mas agora há algo novo: ao tocar nesses banners é possível responder direta e rapidamente, sem que o utilizador tenha que deixar do que estava a fazer nesse momento.

 

Caixa de texto em ecrã completo:

Nem todas as mensagens têm exatamente apenas 140 letras, o que leva a existir mais texto do que aquele que pode caber na sua caixa de texto. O EMUI expande a caixa de edição: ao tocar no ícone de ecrã cheio a caixa de texto expande para que tudo seja visível no ecrã.

 

Email em ecrã integral:

De alguma forma os ecrãs dos telemóveis são sempre demasiado pequenos independentemente do quão grande sejam. Para usufruir ao máximo do espaço existente, a barra de ferramentas na aplicação de email vai agora ficar escondida quando o utilizador fizer scroll para baixo. Exatamente como na aplicação do browser. Deslizando de baixo para cima a barra volta a tornar-se visível. Agora é possível desfrutar do espaço do ecrã ao máximo.

Relacionado:
Note7 Europeu recebe actualização de software para limitar a bateria a 60%

Leitor de cartões de visita:

Especialmente durante feiras e eventos, os participantes tendem a trocar vários cartões-de-visita. Mas de volta ao escritório ninguém quer realmente inserir todos os dados manualmente nos seus telefones. Posto isto, a HUAWEI equipou o seu EMUI com um scanner de cartões-de-visita que torna a troca de contactos muito mais fácil. Os utilizadores apenas precisam de abrir o seu contacto, pressionar sobre o ícone "scan" e tirar uma foto do cartão - os detalhes de contacto são automaticamente convertidos para a lista de contactos.

 

QR Code compartilhamento de contatos:

Alguns cartões-de-visita já possuem códigos de QR. Com o mais recente EMUI os códigos QR são facilmente convertidos em contactos apenas com uma foto tirada com a câmara do telemóvel ao respetivo código. Para além disto, o utilizador pode também facilmente partilhar qualquer contato específico do seu livro de contactos, deixando que leiam o código QR do seu ecrã criado automaticamente na aplicação de contactos HUAWEI.

Ainda que muitos dos utilizadores Android sejam fãs do Android dito "puro" a verdade é que cada vez mais as marcas apostam nestas skins que são colocadas sobre o sistema operativo de forma a acrescentar recursos, e proporcionar aos seus terminais uma identidade única.

Um raro exemplo de um equipamento Huawei a correr Android puro é o muito bem sucedido e impressionante Nexus 6P.

Relacionado:
Microsoft Solitaire Collection lançado para Android

O mais recente equipamento da gigante chinesa é o Huawei Nova que esperamos ver no mercado nacional até ao final do corrente ano.

A HUAWEI é umas das empresas que aperfeiçoa constantemente os seus produtos para oferecer a melhor experiência.

Que acham das skins que as marcas colocam sobre o Android?