Todo o processo descrito foi testado. Contudo, qualquer dano causado durante a realização do mesmo é da sua inteira responsabilidade.

Saudações

De modo a alterarmos o alguns equipamentos Android, o primeiro passo a fazer será desbloquearmos o Bootloader do mesmo. Mas por que?

O Bootloader é aquilo que qualquer equipamento Android utiliza para iniciar bem como gerir todo os componentes presentes no mesmo. É ainda no bootloader que encontramos o Kernel do equipamento.

Alguns fabricantes/operadores móveis fornecem essa secção “bloqueada” de modo a evitarem de alguma forma alterações não suportadas/autorizadas pelos mesmos.

Alerta: muitos fabricantes,apesar de suportarem a operação de desbloqueio do bootloader, não recomendam / responsabilizam por tal alteração no dispositivo.

  1. Em primeiro lugar devemos garantir que a configuração tanto do ADB como do Fastboot esteja concluída. Podem seguir o guia [ADB / Fastboot] Configuração em ambiente Windows.
  2. Efectuamos então a ligação por cabo USB ao computador e os drivers serão instalados automaticamente.
  3. Após a instalação dos drivers, abrimos a Linha de Comandos.
  4. Para reiniciarmos o equipamento de forma a acedermos ao bootloader efectuamos o comando adb reboot bootloader.
  5. Após o passo anterior, o equipamento entrará em modo Fastboot, seguindo a instalação dos respectivos drivers, caso seja a primeira vez nesse mesmo modo.
  6. De forma a confirmarmos a correcta instalação do equipamento digitamos o comando fastboot devices, sendo listado o equipamento em questão.

Para desbloquear o bootloader:

  • fastboot oem unlock . No ecrã do equipamento pode aparecer um menu para confirmarmos a operação, sendo normalmente as teclas de navegação o Volume UP e o Volume Down.
  • Alguns equipamentos (Sony Xperia Series) precisam de uma chave específica para desbloqueio. Neste caso, utilizamos o comando: fastboot oem unlock 0xKEYonde KEY é a chave de desbloqueio.
Relacionado:
Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

Para bloquear o bootloader:

  • Comando: fastboot oem lock. De forma semelhante ao desbloqueio,surge um menu para confirmarmos a operação.

Após uma das operações descritas, efectuamos o comando fastboot reboot para o equipamento reiniciar, já com o bootloader desbloqueado/bloqueado.

 Um agradecimento especial ao Tiago Nunes  e Tiago Ramalho por disponibilizarem o Acer Iconia Tab A210 e o Sony Xperia Arc S para testes permitindo assim a escrita dos guias para o mesmo. 

 

Até a próxima

Rafael Souto

Android Geek Portugal © 2013

Comments are closed.