Enquanto a actualização oficial da LG para o Android Lollipop não chega a todos os aparelhos, como sempre, a prestativa comunidade de utilizadores Android já oferece alternativas extraoficiais para quem quer colocar as mãos no mais novo sistema operativo móvel da Google no LG G3.

A equipa de desenvolvimento da CyanogenMod 12 já disponibiliza uma ROM alpha, ou seja uma versão de testes, com o Lollipop para o G3, com características AOSP (android puro). A primeira ROM Nighlty (versões um pouco mais estáveis, mas ainda não finais) vão começar a ser enviadas no início do mês de Dezembro, segundo os programadores.
Após disponibilizar versões alpha do sistema para o Moto G, agora foi a vez do G3. Desde que foi descoberto uma forma de “burlar” o bootloader do topo de gama da LG, diferentes versões de ROMs personalizadas começaram a surgir nos mais diversos fóruns e websites relacionados com o assunto. Como era de se esperar, para a instalação destas o utilizador necessita ter o aparelho rooteado e com um recovery personalizado.

O procedimento não é difícil, mas também não é para qualquer um. Ele envolve uma certa experiência com o acto de “flashar” roms em aparelhos, e uso de programas de terceiros para obter acesso root, e assim, poder instalar o recovery (TWRP).

A primeira coisa antes de fazer qualquer tipo de modificações no aparelho, é realizar um backup completo do sistema. Após isso, basta usar uma aplicação como o Stump root para efectuar root, e o Bump TWRP recovery para instalar o sistema de recuperação personalizado. O próximo passo é fazer o download do ficheiro zip do sistema, e enviá-lo para a memória interna do aparelho (através do cabo USB). Após isso, é só entrar em modo recovery, apagar as informações do sistema (wipe) e instalar a ROM pelo próprio TWRP.

Relacionado:
Google, Yahoo e Microsoft em sintonia quanto ao bloqueio anúncios problemáticos

Convem lembrar que a ROM ainda está instável, e apresenta alguns bugs no sistema de bluetooth e no NFC, mas caso sejas aventureiro o suficiente para testar, todo o procedimento está detalhadamente explicado neste tópico do fórum XDA-Developers.

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE