O Android é sem sombra de dúvidas o melhor sistema operativo para dispositivos móveis, que já existiu. A sua enorme flexibilidade e o poder que o sistema fornece é simplesmente inigualável, e é por isso que grande parte das fabricantes não abdicam do mesmo. No entanto, tão grande como o sistema operativo móvel da Google é a sua fragmentação. Grande parte das fabricantes, que usam o sistema Android não atualiza o sistema dos seus dispositivos com a regularidade que era desejável, e prova disso, é que em Setembro deste ano, a Google anunciou que Lollipop ainda é a versão mais usada do seu sistema operativo, apesar desta versão ter nascido em 2014.

Mas felizmente, grande parte dos aparelhos mais antigos continuam com a possibilidade de serem atualizados com novas versões Android, graças às ROMs personalizadas. Embora estes não sejam consideradas atualizações oficiais, é impressionante o quão dedicados são alguns programadores, que dão nova vida a alguns aparelhos que são considerados obsoletos pelas suas fabricantes. O ultimo desses casos é o Google Nexus 4, que acaba de receber a versão nightly da CyanogenMod 14.

0B5CUt KUpXFUREgxdTA0MnV4UjA Cyanogen disponibiliza o Android Nougat para o mítico Nexus 4 image

A CM14 é baseada no Android 7.1 Nougat, de modo que o Nexus 4 tem agora acesso a todos os recursos que a versão mais recente do sistema operativo da Google tem para oferecer. As Nightly builds têm tendência a conter vários bugs e/ou falhas, mas se tem o velho Nexus 4 e se sente confortável com o ato de colocar uma ROM personalizada, esta versão é uma boa opção.

Relacionado:
Zenfone 2 com nova atualização disponibilizada pela Asus

Para aqueles que querem ser ainda mais aventureiros com o seu Nexus 4, a Cyanogen também lançou uma compilação experimental de CM14 para o telefone, mas esta é provável que seja ainda mais instável do que a versão nightly que foi disponibilizada.

Se tiver o imortal Nexus 4 e for instalar esta ROM da Cyanogen, conte-nos como ficou.

2 COMENTÁRIOS

  1. Cara eu tenho um Nexus 4 ainda na versão do lollipoop que foi a última que ele recebeu, e gostaria de adicionar essa room customizada do Android nougat nele, só não acho nenhum bom tutorial que ensine a instalar será que você poderia me ajudar ? Me ensinando como instalar ? Se puder me ajudar eu agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA