Um caso insólito aconteceu: uma criança Espanhola de 12 anos gostou uma pequena fortuna em publicidade online com o intuito de dar a conhecer a sua banda musical. O caso foi dado a conhecer pela própria Google, que informou que a divida terá sido perdoada pela empresa que entendeu que o jovem cometeu um engano.

José Javier, estudante de Torrevieja, província de Alicante, criou em Agosto uma conta no Google AdWords, com a intuito de ganhar dinheiro com os vídeos da sua banda, no YouTube, mas na prática o que ele fez, foi comprar espaços publicitários. A Google informou que a empresa entende que “tudo foi um erro e que o jovem fez isso de maneira inconsciente, uma criança de doze anos certamente não quer gastar 100 mil euros”.

google-adwords-redwhite-1920.png

O gigante da Mountain View e dono do YouTube, anunciou na véspera que não tinha “recebido dinheiro desse utilizador” e que terá cancelado o “saldo pendente do AdWords”, num comunicado no qual não explicava a razão. A ferramenta AdWords permite desenvolver campanhas na Internet ao inserir publicidade em conteúdos de páginas como YouTube, mas o utilizador necessita de ter mais de 18 anos para criar uma conta nessa plataforma.

“Pensava que estava a ganhar dinheiro, e não o contrário (…), queria comprar instrumentos para a banda na qual ele toca trompete, Los Salerosos” explicou a mãe de José, Inma Quesada, ao jornal El País.

Relacionado:
Google Play store agora mostra o tamanho das aplicações antes da instalação

O jovem associou o AdWords a uma conta bancária em seu nome que sua família tinha aberto para que ele poupasse dinheiro. O que permitiu alertar os pais quando o banco telefonou aos responsáveis a informar sobre as cobranças.