Cortex-A72: o novo processador 64 bits anunciado pela ARM

A tecnologia evolui a passos largos. Se a nível de software hoje em dia existe aplicações para tudo e mais alguma coisa, a nível de hardware a evolução chega a ser assustadora.
Estamos no inicio de 2015, mas isso não foi impeditivo da ARM anunciar os seus novos processadores para o ano 2016. Entre as novidades apresentadas, encontra-se o novo e poderoso Cortex-A72.
É um processador a 64 bits ARMv8 que segundo informam possui o dobro do desempenho do actual Cortex A57 e 3,5 vezes mais poderoso do Cortex A15. O novo modelo é construído com tecnologia de 16 manómetros.

Além disso, o novo GPU Mali-T880 é cerca de 1,8 vezes mais rápido que a actual topo de gama Mali-T760. A ARM também informou que tem um novo sistema de comunicação capaz de dobrar a velocidade da banda de transmissão entre os SoCs. O CoreLink CCI-500 pode aumentar a eficiência do sistema como um todo.
Outro factor que torna este SOC tão poderoso é a sua eficiência energética, é que a ARM garante que o A72 pode consumir menos 75% de energia que o A15 num nível de desempenho similar.
Estes novos processadores também devem ser poderosos o suficiente para permitir modos de gravação e reprodução de vídeos em 4K a 120 fps.

Empresas como a Qualcomm costumam trabalhar com alguns designs de SOCs desenvolvidos pela ARM (excepto nos high end). Já empresas como a Samsung e MediaTek, HiSilicon e Rockchip utilizam CPUs e GPUs ARM em quase todos os seus SoCs.

Relacionado:
Xiaomi divulga a data de lançamento do Mi 5S

 

arm chip Cortex A72: o novo processador 64 bits anunciado pela ARM image

FONTE