No passado sábado, dia 20, mostramos aqui no Androidgeek.pt um vídeo efetuado pelo YouTuber JerryRigEverything que faz imensos testes brutais ao Galaxy Note 7, para verificar qual durabilidade do mesmo.
Para quem não viu o vídeo em questão, aqui fica o mesmo:

E conforme se pode assistir no vídeo em questão, realmente o tão aclamado Gorilla Glass 5 parece ter falhado. O vídeo mostra que o Gorilla Glass 5 do Note 7 aparentemente começou a ter riscos permanentes com a “picareta” de nível 3 de dureza, e isso é motivo de preocupação, uma vez que quem o compra o equipamento está gastar cerca de mil dólares para este dispositivo. E para quem desconhece este tipo de testes, o Gorilla Glass 4 só começa a sofrer danos com a “picareta” de nível 5 de dureza.

E como não podia deixar de ser, a Cornig, empresa detentora do Gorilla Glass, deu o seu ponto de vista em relação ao sucedido.
Em conversa com o pessoal do Android Authority, o porta voz da Corning diz que em primeiro lugar, o teste que foi feito pelo JerryRigEverything não o mesmo teste padrão realizado pela indústria. Em segundo lugar, que talvez, o metal da “picareta” do nível 3 de dureza era mais suave do que o próprio vidro, e que a escolha de utilizar a “raspagem” do material sobre o vidro, em vez do vidro a ser permanentemente riscado também pode ter tido influencia.
Conforme podemos ver no teste, ainda tentaram limpar o material que, mas a marcação permanente no ecrã ainda lá estava.

Relacionado:
Moto Z e Moto Z Force já estão a receber Nougat

0B5CUt KUpXFUWm52OVVRVDlKVk0 Corning comenta falhas do teste de resistência do Galaxy Note 7 image

 

Quando foi questionado sobre se o Gorilla Glass 5 tem a mesma resistência a riscos do Gorilla Glass 4, a resposta dada pelo porta voz não foi um direto “sim” ou “não”, acabando por contornar a questão para dar a ideia que sim, mas sem nunca dizer sim.
Para o utilizador final, aquele que gastam uma pequeno fortuna e se importam realmente com os arranhões no ecrã, não querem saber se os arranhões são feitos com metal mais mole, com plástico, ou com cortiça… eles querem é o máximo de proteção possível no ecrã do seu dispositivo, e nisso o Gorilla Glass 5 parece ter ficado a perder para o Gorilla Glass 4.