Amanhã, 09 de Fevereiro, comemora-se por toda a Europa, o Dia da Internet Mais Segura. Aproveitando esta comemoração, a Google aconselha os utilizadores a protegerem-se online dando oito importantes sugestões
 
0B5CUt KUpXFULVZPTWRtTnk2TDQ 8 conselhos para melhorar a sua privacidade e segurança online image

8 conselhos para melhorar a sua privacidade e segurança online 

1. Criar uma palavra passe mais segura


É essencial ter palavras-passe seguras e diferentes para cada uma das suas contas sendo que também é importante alterá-las periódicamente. Quanto maior e mais complexa for a palavra-passe, mais difícilmente será descoberta. A adição de números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas dificultarão a outra pessoa decifrar a sua palavra-passe. Não utilize “123456”, ou “palavra-passe” e evite o uso de informação disponível publicamente, como, por exemplo, o seu número de telefone.



2. Duplique a segurança com a Verificação em Dois Passos


Desta forma, existirá dois filtros de segurança: um que o próprio utilizador conhece ( a sua própria palavra-passe) e outro que será enviado para o utilizador (um código enviado, por sms,  para o seu telemóvel). Se esta função estiver activada, o Google enviará um código de acesso para o seu telemóvel sempre que alguém tentar aceder à sua conta a partir de um computador desconhecido. Para mais informação acerca da Verificação em Dois Passos, visite:  https://goo.gl/u2Duc8



3. Encontre um dispositivo perdido e bloqueie ou apague o seu conteúdo remotamente.


Caso tenha perdido um dispositivo Android, pode utilizar a funcionalidade “Gestor de dispositivos Android” que lhe permite ter acesso à sua conta, mostrar um mapa com o local aproximado de onde se encontra o dispositivo  e dar-lhe-á informação da última vez que o utilizou bem como a oportunidade de “fazer tocar o seu dispositivo”, “bloqueá-lo” ou “apagar o conteúdo”.

Relacionado:
McAfee releva lista de celebridades mais perigosas

 

 

4. Dedique dois minutos do seu tempo a verificar a seguranças de todas as suas contas


Desde a criação de  “A Minha Conta” da Google que é fácil e muito rápido ter acesso aos pequenos ajustes e ferramentas necessárias para gerir os dados pessoais dos utilizadores. Em poucos minutos, é possível levar a cabo a “verificação de segurança”: que dados de contacto existem para fazer uma recuperação da informação, caso seja necessário; quais os dispositivos que estão ligados à sua conta; as permissões da sua conta; a verificação em dois passos, entre outras. Por outro lado, é possível controlar as pesquisas realizadas nas plataformas da Google, activar ou desactivar a localização, conhecer o histórico das pesquisas, configurar que anúncios pretende ver tendo em conta os seus interesses, saber que aplicações e sites estão associados à conta do utilizador, etc. Inclusivamente, saber todos os seus dados dos serviços da Google e simplesmente apagar a conta do utilizador.

 

 

5. Obter resultados de pesquisa apropriados para toda a família.



‘SafeSearch’  é um filtro automático que evita o acesso a conteúdos potencialmente ofensivo ou inapropriado para crianças. Uma vez activada esta função na sua conta Google, é automaticamente evitado todo o conteúdo adulto nos resultados das pesquisas em qualquer dispositivo ( smartphone ou computador) desde que o utilizador utilize esta mesma conta. Para activar a funcionalidade “Safe Search”, basta aceder a “Configurações de Pesquisa” e marcar a caixa ao lado de “Filtrar resultados explícitos” e fazer clique em “Guardar” na parte inferior da página.

Relacionado:
ERICSSON e GOOGLE juntas na PAYTV

6. Evitar que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo do seu dispositivo


O utilizador pode garantir a privacidade da sua informação ao utilizar o PIN, palavra-passe ou padrões de desbloqueio. Não permita que qualquer pessoa que utilize o seu telefone tenha acesso ao seu conteúdo pessoal.



7. Permita que o seu motor de buscar questione as suas palavras-passe.


Se utiliza os mesmos nomes de utilizador e palavras-passe em diferentes websites, caso os hackers consigam aceder a um deles, a sua informação de acesso poderá ser utilizada em todos os outros. De forma a evitar esta situação constrangedora, o Google Chrome pode relembrar o utilizador das suas palavras-passe e dessa forma reduzir o risco de duplicação de identidade.


8. Receba um alerta sempre que aparecer o seu nome na Internet


A ferramenta “ Acerca de mim” pode ajudar o utilizador a conhecer e a gerir o que veem os outros quando pesquisam o seu nome no Google. Através dos “Alertas Google” o utilizador pode estar alerta sobre o que aparece sobre si na Internet, e além disso, poderá sugerir automaticamente alguns termos de pesquisa a que o próprio utilizador deverá prestar atenção.

FONTE

PARTILHAR
Artigo anteriorLG G5 será apresentado no próximo dia 21
Próximo artigoVencedor Passatempo Huawei Mate S
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.