Este tutorial serve para HARD Brick, se não perdeste o teu IMEI o tutorial que deves usar é o ”

Recuperação / “desbrickar” por TPTs (SOFT BRICK apenas)”

 

O processo é muito simples com o ZTE Flasher tem e de estar atentos para não perder o IMEI do telemóvel (é recuperado muito fácilmente por isso não há nada do que se preocupar) para isso têm que fazer download do ficheiro que está no meu dropbox permanentemente, para que este tutorial não fique em vão.

 

Fica aqui o link: https://dl.dropbox.com/s/h8p9qcd93ost89u/Tutorial.rar?dl=1

 

Preciso também que façam download de um editor HEX, fica aqui um gratuito e muito fácil de utilizar:

 

http://mh-nexus.de/downloads/HxDen.zip

 

Mirror: https://dl.dropbox.com/s/y3v1wprpb1eu72c/HxDSetupEN.zip?dl=1

 

APONTEM O VOSSO IMEI ANTES DE COMEÇAR A FAZER TUDO (o IMEI pode ser encontrado na caixa do telemóvel num autocolante ou remover a bateria e ver o numero no autocolante do telemóvel).

 

Após a conclusão do download extraiam o conteúdo do zip para o ambiente de trabalho ou uma pasta que vos de jeito para trabalhar.

 

1º Passo – Instalar os drivers da ZTE e o HxD

 

Os drivers são parte do ficheiro que fizeram download em primeiro (Tutorial.rar), e são muito fáceis de instalar, é como um programa normal ou seja: “Next, I agree, next, next, Bla bla bla” lembrem-se de mudar a linguagem do instalador logo ao executar, se não vai ser: “Ching chong, I agree, Chong ching chang” (o que vai dar ao mesmo porque ninguém se interessa com isso xD).

Relacionado:
Asus com novo update para Zenfone 2 Laser e Max

 

Para o HxD aplica-se o mesmo processo 🙂

 

2º Passo – Por o telemóvel em modo DFU

 

Desliguem o telemóvel, tirem a bateria e se tiverem o cabo USB ligado desliguem também (este também fornece energia ao sapo para estar ligado). Segurem as 2 teclas de volume (cima e baixo) e não larguem, liguem o cabo USB e o Windows deve detectar um novo dispositivo (se instalaram correctamente os drivers da ZTE).

 

3º Passo – Portas de comunicação

 

O sapo vai ficar com dispositivo de comunicação e nós temos que saber qual é a porta em que ele está ligado, para isso vamos ao Menu Iniciar -> clique direito com o rato em cima de “Computador” e carreguem em “Gerir”, uma janela nova abriu e tem uma lista com várias opções, clique em “Gestor de dispositivos” e de seguida uma lista nova aparecerá, clique na seta a beira de “Portas (COM e LPT)” irá aparecer um dispositivo chamado “ZTE Handset Diagnostic Interface (DFU) (COMxx)” COMxx refere-se ao nome / numero da porta, no meu caso porta COM3. Após saber a porta em que o telemóvel está ligado vá para o 4º Passo.

 

4º Passo – ZTE Flasher

 

Abra o “Flasher.exe” com permissões de Administrador se estiver no Windows Vista / 7, após este estar aberto clique no “!” para mudar o utilizador para “Administrator” a password é “ZTEsmt123”. Uma caixa de texto com caracteres estranhos aparecerá, ignore e clique em “OK”, após isto vá a “Option” -> “Port Config” em “Line 1” selecione a porta de comunicação que observou no 3º Passo e clique em “OK”.

Relacionado:
Teaser oficial do Xiaomi Mi 5S confirma os 164 mil pontos no Antutu

 

Clique no botão “SW Directory” e selecione a pasta “files” dentro da pasta onde está o ZTE Flasher. Carregue no botão “Start All” e deixe o programa fazer a sua magia 🙂 Após a conclusão do Flash esperem 5 segundos fechem o ZTE Flasher e retirem o cabo USB (deixem o telemóvel ficar desligado).

 

5º Passo – Editar o IMEI perdido pelo Channel1.nvm

 

Abram o Channel1.nvm com o HxD e façam scroll até encontrarem o offset 0x1210 ou 00001210 e encontrem esta série de caracteres: “3A 54 76 98 01 21 31 41”.

 

Imaginem que vocês têm este IMEI: 012345678901234 têm que reorganizar desta maneira no HxD: 0A 21 43 65 87 09 21 43. Basicamente viram tudo ao contrário excepto o primeiro número do IMEI.

 

Guardem o ficheiro.

 

6º Passo – Recuperar o IMEI

 

Abram o ZTE Flasher e configurem-no da seguinte maneira:

 

RF / BT / IMEI / unLock info e Restore NV.

 

Após configuração correta do ZTE Flasher, liguem o cabo USB ao telemóvel (sem bateria) e ele entrará em modo FTM. Quando este estiver em FTM e o ZTE Flasher mudar de estado na porta de comunicação (ficará um texto tipo FRY.XYZ.ETC) podem carregar no botão “Start All” e outra vez deixem o programa fazer a sua magia. Após a conclusão do restore, esperem 5 segundos e retirem o cabo USB, metam a bateria e liguem o telemóvel. Se o logótipo da TMN aparecer, parabéns o telemóvel está desbrickado e pronto para outra xD

Relacionado:
OnePlus 3T já está dísponivel na Europa (Portugal incluído!)
PARTILHAR
Artigo anteriorGalaxy S2 – Como remover o actual kernel e instalar um novo
Próximo artigoRecuperação / “desbrickar” por TPTs (SOFT BRICK)
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.