Se vocês tiverem aplicações que usam com regularidade e pretendem que esteja ao alcance de um toque num botão, é possível configurar os botões físicos para isso, em particular o homebutton. Usualmente, o botão de início encaminha para o ecrã inicial, mas também é possível configurá-lo para mais ações, tudo isto sem ser necessário root. Como em quase tudo no Android, é uma aplicação que faz o trabalho todo.

Com o app Home 2 Shortcut, podemos criar atalhos de ativação paraas aplicações mais usadas. Aqui está o tutorial:

  • Em primeiro lugar, faça o download do Home2 Shortcut gratuitamente na Google Play Store (link no final do artigo);
  • Inicie a aplicação. Aparecerá logo o tutorial em inglês (mas bastante intuitivo). Selecione a aplicação que deseja ativar com 2 toques no botão de início em “Choose application”;
  • Uma janela será aberta. Escolha a opção “Installed Application”, depois a sua app preferida e clique em “OK”;
  • Na seção “Step 2”, configure o intervalo de toque do homebutton (aqui está em “Normal” );
  • No “Step 3”, selecione o destino a ser configurado para um toque no homebutton (talvez seja melhor esconder a página de início da sua UI). Clique em ok;
  • Por fim, ao clicar duas vezes no botão de início, selecione o Home2 Shortcut para finalizar a ação “sempre”;

Clicando duas vezes no botão de início do seu dispositivo, a sua app preferida será iniciada (em vez de uma app, também podemos selecionar a câmera, por exemplo, em “Shortcuts”).

Relacionado:
Facebook e WhatsApp já estão a trocar dados entre si

A aplicação também oferece outras combinações de atalho, como Home > MenuHome > Voltar, Toque longo no botão da câmera, etc. O único ponto negativo: não localizámos uma opção para desfazer as configurações. Basta, porém, desinstalar o app e tudo volta ao que era antes.

O Home2 Shortcut, como disse, é gratuito e funciona a partir do Android 1.6.

 

Fonte: Android Pit

Deixem a vossa opinião nos comentários!