Todos nós ao tentar instalar uma já passámos pela situação de tentar instalar uma aplicação do Market e surgir a mensagem “Este item não está disponível em seu país”. É injusto a localização geográfica determinar o que podemos ou não instalar nos nossos equipamentos, a pensar nisso, deixamo-vos um tutorial de como contornar esta questão.tall

Requisitos

Para fazer Download de aplicação que não estão dispoíveis no Android market do teu país, precisamos usar o APK Downloader, semelhante à extensão do APK Downloader para o Google Chrome, que permite o download de qualquer APK gratuito na Google Play Store. O bom é que usando a ferramenta online, não precisamos instalar nada, nem fornecer dados do Google ou dar o ID do dispositivo Android.

APK Downloader

Usando o APK Downloader online, será preciso apenas digitar o nome do pacote da app, facilmente encontrado na URL da página do aplicativo na Play Store.

Nota: Instalando a extensão do APK Downloader paro o Google Chrome, é possível fazer o download de aplicativos pagos, desde que tenha comprado os mesmos antes.

Encontrando o pacote do app

1. No PC, acede a Google Play Store a partir do navegador e façam uma busca pela app. Na página da mesma, identifique o nome do pacote na URL referente a está página. Conforme mostrado na imagem abaixo:

Na URL do app, identifique o pacote do mesmo, que virá após o sinal “=”! 

2. Depois de identificar o pacote da app, na página da ferramenta do APK Downloader, clique em “Open in a New window” e outra página será aberta. Nela, insira o nome do pacote do aplicativo em questão, que neste tutorial é o Père Dodu:

Relacionado:
Facebook e WhatsApp já estão a trocar dados entre si
Insira o nome do pacote e carreguem em “enter”, o download será feito automaticamente depois disso!

3. Acede á pasta de transferências do seu PC, o apk do aplicativo deve no interior.

Preparando o dispositivo

No seu celular ou tablet  com Android 4.0+, vá até Configurações > Segurança > selecione fontes desconhecidas. Selecionando esta opção, terão permissão para instalar aplicativos que estão fora da Play Store. Dependendo do dispositivo, podemos escolher para ser avisados antes de instalar aplicativos nocivos. Para isso, ative a opção selecionando “Verificar os aplicativos” nas configurações de segurança.

Em dispositivos executando uma versão anterior do Android, acedam a Configurações > Aplicativos > selecione fontes desconhecidas > clique em OK no alerta pop-up. Este comando irá permitir a instalação de aplicativos que não são do market.

Instalando a app no seu dispositivo Android

Depois de baixar o pacote do aplicativo, podemos transferir o arquivo com extensão .APK de duas formas: usando um cabo USB conectado ao PC ou através do aplicativo Airdroid, por exemplo.

Direto do PC para o Smartphone ou Tablet

1. Liguem o dispositivo ao PC, através de um acabo USB;

2. Insiram o arquivo .APK na pasta Downloads do seu Android, por exemplo;

3. Em seguida, usando um explorador de arquivos como o ES File Explorer, Astro File Manager ou Solid Explorer inicie a instalação.

Usando o AirDroid

1. Esta opção é ainda mais conveniente e todo o processo é sem fios. Usando o AirDroid,  precisamos estar ligados no programa tanto no smartphone ou tablet como no computador;

Relacionado:
Será uma câmara fotográfica? Será um smartphone? Não, é o Kodak Ektra

2. Para  instalar o pacote da app que fizeram o download, clique no botão “Aplicação”, na “Toolbox”, na parte inferior direita da página disponível via web, arraste o arquivo com extensão .APK e solte na área especificada na imagem abaixo:

3. Depois de ter transferido o jogo ou app usando o Airdroid, será preciso concluir a instalação do mesmo no smartphone ou tablet. Assim, será necessário executar o app a partir do seu gadget Android. Mas não se preocupem, pois o programa irá guiá-lo durante todo o processo.

O processo relatado neste tutorial é rápido e simples. Além de permitir o download de aplicativos não disponíveis na Play Store, também serve para apps que foram apagados do market Android ou daqueles que ainda se encontram na versão beta e, por isso, não estão à disposição na Play Store.

Tens outra sugestão? Deixa a tua opinião nos comentários abaixo.