Falar em Android e alterações aos equipamentos é praticamente obrigatório referirmos o ClockworkMod Recovery, uma ferramenta indispensável para os entusiastas e para aqueles que pretendem obter o máximo do seu smartphone Android.

ClockworkMod (CWM):

Desenvolvido pelo utilizador Koushik Dutta (Koush), temos acesso a funcionalidades até antes vedadas ao utilizador comum/não presentes nos Recoverys originais presentes nos vários dispositivos Android. Através deste recovery alternativo podemos instalar software alternativo, efetuar um backup do sistema,  novos temas,etc.

Um Recovery consiste em um sistema alternativo que é executado em local alternativo ao sistema principal (System) e numa parte de memória diferente. (Recovery).

Instalação:

Como recovery alternativo, a instalação do CWM varia consoante a versão do Android utilizada bem como do equipamento utilizado. De forma resumida temos 3 métodos:

  • ROM Manager: utilitário desenvolvido pelo proprio criador do CWM, consegue instalar automaticamente o recovery, sendo apenas necessário um equipamento compatível e permissoes root.
  • Fastboot:  através da linha de comandos e utilizando o Fastboot.
  • Flash Tool: para os equipamentos baseados na plataforma Media Tek, é possivel a instalação de forma simples e rápida. (Exemplos: BQ Aquaris)
  • Stock Recovery: em alguns equipamentos é possivel a instalação/substituição do atual recovery pelo CWM.

Acesso ao CWM:

Após a instalação do CWM, temos que entrar em modo Recovery (Recuperação). Mais uma vez, o acesso a esse modo varia consoante o equipamento (devido em grande parte a estrutura de memória de equipamento para equipamento). Os principais acessos são:

  • ROM Manager: escolhemos de forma simples e rápida a opção Reboot into Recovery.
  • ADB: através da linha de comandos e com o modo Depuração ativo no equipamento utilizamos o comando: adb reboot recovery.
  • Combinação de teclas: como alternativa aos méodos anteriores,temos o método fisico, ou seja, ao ligar o equipamento, selecionamos uma combinação de teclas especifica e ao fim de alguns segundos, o mesmo entra em modo Recovery. Normalmente combinações variam com a tecla de Power + as teclas de volume. (Exemplo: para o Sapo a5 temos Power + Volume para Cima)
Relacionado:
Samsung Alerta: Deixem de usar o Note 7 e devolvam!

Visão geral:

Neste guia teremos por base o CWM versão 6.0.2.5. Algumas opções variam conforme a versão utilizada.

Após acedermos ao CWM temos o menu principal:

  •  A navegação entre as opções são efetuadas com as teclas de Volume. Para escolha das opções utilizamos as teclas de Power ou de Menu. (Varia conforme o equipamento).
  • Existe para alguns dispositivos uma versão denomidade CWM Touch. Nesta versão a navegaçã é sempre através do ecrã.
  • A navegação pode ser efetuada com recurso a Trackball (Para equipamentos compatíveis) .

Menu principal:

Passamos então a explicar cada uma das opções:

  1. Reboot system now: como o próprio nome indica, utilizamos esta opção para reinciar o dispositivos e sairmos do modo Recuperação.
  2. Install zip from sdcard: nesta opção temos acesso as várias opções de instalação de ficheiros ZIP.
  3. Install zip from sideload: neste modo, o dispositivo permite a instalação de ficheiros ZIP através da linha de comandos utilizando o ADB. Esta funcionalidade foi introduzida no Android 4.1.
  4. Wipe data/factory reset: com esta opção podemos limpar todos os dados de utilizador presentes no dispositivo. Após isso temos um equipamento com o sistema Android sem nenhuma alteração (Aplicações,Mensagens SMS, Passwords, etc). Esta opção é utilizada aquando da instalação de novas ROMS. Utilizar esta opção não removerá dados presentes do cartão SD.
  5. Wipe cache partition: de forma menos agressiva que a opção anterior, podemos limpar apenas os ficheiros temporários presentes no sistema Android (Cache). É utilizada normalmente antes da instalação de um Kernel, Aplicação ou Tema.
  6. Backup and restore: como o próprio nome indica, através desta opção podemos guarda o estado atual do nosso dispositivo ou restaurar para um estado previamente guardado.
  7. Mounts and storage: permite gerir (Formatar/permitir acesso) todas as partições internas do nosso equipamento (Sistema,Cartão SD, etc). Permite ainda ativar modo USB para leitura/escrita de ficheiros para o cartão de memória.
  8. Advanced: como o próprio nome refere, neste menu temos acesso a opções mais avançadas/menos utilizadas. Através deste menu podemos, por exemplos reiniciar o próprio Recovery, limpar estatísticas da bateria (quando necessário). Permite-nos ainda particionar o cartão SD, quando necessário.
Relacionado:
Nexus 9 LTE também já conhece o doce sabor do Android Nougat

Backup – algo praticamente obrigatório:

Antes de qualquer alteração ao sistema atual que está instalado no dispositivo, é extramamente recomendado efetuarmos uma cópia de segurança do nosso equipamento. Mas como?

  1. Entramos em modo recuperação e acedemos então ao CWM.
  2. Escolhemos a opção backup and restore. Temos então as seguintes opções:
  3. Para efetuarmos uma cópia de tudo aquilo que está no nosso equipamento, escolhemos a opção backup. (É necessário ter espaço disponível no cartão de memória / memória de armazenamento no dispositivo).
  4. Após a conclusão, estamos prontos a instalarmos / alteramos o nosso equipamento.

Instalação de ficheiros ZIP:

Como função principal do CWM, temos a instalação de ficheiros (ROMS, Kernel, Temas,etc.) Sendo ficheiros ZIP, a instalação é efetuada da seguinte forma:

  1. Em primeiro lugar copiamos o ficheiro ZIP em questão para o dispositivo (Cartão SD por exemplo) e entramos em modo Recovery. Somos então apresentados com o menu principal.
  2. Escolhemos então, utilizando as teclas de navegação ou o touch screen, a opção install zip from sdcard:Caso o ficheiro a instalar seja uma Custom ROM ou Kernel, devemos, antes de instalarmos o ficheiro ZIP da mesma, seguir os passos indicados pelo Developer. (Pode ser ou não necessária a limpeza do sistema anterior.)
  3. Para escolhermos o ficheiro a instalar escolhemos a opção choose zip from sdcard e escolhemos o respectivo ficheiro:Após a escolha do ficheiros devemos escolher YES e aguardamos pela conclusão da instalação.
  4. Após a instalação dos ficheiros e estando todos os processos concluídos, para sairmos do CWM escolhemos no menu principal a opção Reboot System Now.
  5. O equipamento reiniciará e entrará no sistema Android.
Relacionado:
Vejam a apresentação Google Pixel e Pixel XL ao vivo aqui (Live Streaming)

Algo correu de forma inesperada e queremos restaurar um backup previamente feito:

  1. Como é habitual, acedemos ao CWM e no menu principal escolhemos a opção backup and restore.
  2. Já no menu de backup and restore, escolhemos o backup a restaurar:
  3. Após confirmarmos a operação de restore, aguardamos pela conclusão do processo.
  4. Temos então um equipamento novamente funcional.

Algumas referências:

  • ClockworkMod Recovery
  • Imagens fornecidas por: Addictive Tips

Qualquer dúvida/sugestão não hesitem.

Rafael Souto

Android Geek Portugal

Comments are closed.