Cabos USB Tipo-C de fraca qualidade podem danificar equipamentos

 

Cabos USB compatíveis com o padrão Tipo-C necessitam de seguir uma série de padronizações, caso contrário apresentarão problemas de funcionamento e podem, inclusive, danificar os equipamentos. Benson Leung, engenheiro da Google, vem pesquisando os cabos disponíveis no mercado e tem encontrado vários problemas com muitos deles.

O USB Tipo-C pode transmitir correntes elétricas com intensidade de até 3A. Esta amperagem é necessária para garantir que a interface seja capaz de alimentar a bateria por exemplo de um portátil, ou até mesmo de vários dispositivos ligados na mesma porta. Um cabo que falhe em suportar essa intensidade pode provocar falhas e causar danos aos equipamentos.

0B5CUt KUpXFUS0VIV0lveWdWTUE Cabos USB Tipo C de fraca qualidade podem danificar equipamentos image

 

Mais grave que isso é a hipótese de que o utilizador ligue um cabo fora das especificações numa porta USB de padrão mais antigo, como o microUSB, que operam com 1,5 ou 2,4 A. Num cenário como esse, a alta intensidade da corrente gerada na porta USB Tipo-C poderão queimar a porta de padrão microUSB e até inutilizar um equipamento.

A dica para fugir desse tipo de risco é verificar as especificações técnicas de cabos e adaptadores. O engenheiro da Google afirma que os cabos oficiais, da Google e da Apple, além de produtos de FREiQ, Belkin e iOrange são bastantes confiáveis.

Por isso prestem bastante atenção aos cabos que adquirem. E isto é uma recomendação da própria Google.

Relacionado:
Qualcomm anuncia o Snapdragon 835 e o Quick Charge 4

3 COMENTÁRIOS

    • Olá Guido Isaac Peralta , relativamente a este assunto: O alerta surgiu por parte de um engenheiro da Google podes ler aqui:http://androidgeek.pt/google-critica-o-carregador-do-oneplus-2

      E foi confirmado e prometida uma solução pela Oneplus:
      http://androidgeek.pt/oneplus-esclarece-porque-o-seu-cabo-usb-type-c-nao-e-compativel-com-os-nexus

      Ou seja, se ambos os acusadores e os acusados confirmam, parece-nos que a informação é para levar em conta. Um abraço Boas Festas 🙂

    • Eu já tinha visto ambos os artigos. A explicação n faz qualquer sentido para quem seja entendido no assunto,e seria de admirar se quem tivesse feito este “alerta” n estivesse diretamente relacionado c uma das marcas em questão.
      Quem nunca fez um cabo USB ou um cabo de alimentação USB para qualquer outro dispositivo? Não há q enganar ,como tudo na eletrónica e eletricidade só tem de se ter em atenção ás voltagens e amperagens o resto é paisagem.
      Não sou “engenheiro” da google mas formado em eletrotécnia.
      Ambos os artigos dizem e sem explicação plausivel ,q os cabos da apple e da google é q servem para usar no Nexus sem qualquer risco e o da One Plus pode ser arriscado se usar no chromebook pixel,Nexus5x e Nexus6p,o q me leva a crer q o problema não é dos cabos mas simdos próprios aparelhos q trabalham c uma amperagem bem diferente de todos os outros.
      Um abraço e boas festas para vcs 🙂

Comments are closed.