Uma nova versão do Bluetooth está para chegar ao mercado. A evolução do protocolo de dados sem fios promete um menor consumo de energia, taxas de transferência mais altas, e também capacidade de ligar dispositivos compatíveis à internet através do protocolo IPv6.

O Bluetooth é um método de ligação e transferência de dados muito popular hoje em dia. Quase todos os smartphone, tablets, PCs, impressoras, e até mesmo carros e fones de ouvido possuem compatibilidade com ele. Fica a conhecer algumas particularidades da nova versão:

 

Mais rápido
Na sua nova versão, o protocolo de comunicação terá sua velocidade de transferência e sincronização de dados aumentada, podendo alcançar velocidades até 2,5x mais rápidas que a versão actual.

 

Economia de energia
O novo padrão promete consumir bem menos energia também, ao mesmo tempo que entrega um alcance ainda maior, o que pode ser importante em aparelhos móveis que dependem de economia de energia para fazer valer algumas horas a mais na bateria.

 

Privacidade
Não bastando ser mais rápido e econômico, o padrão 4.2 também será mais seguro. Ele poderá garantir que o aparelho não possa ser rastreado, além de encriptar e criptografar dados enviados. Utilizar o bluetooth em lugares públicos agora será muito mais seguro.

 

Ligação com a Web
Um dos pontos mais positivos da nova tecnologia bluetooth é sua habilidade de ligar dispositivos compatíveis à internet. Graças ao protocolo iPv6/WPAN, os aparelhos poderão ser ligados a redes de computadores, o que pode abrir novos horizontes no campo da internet das coisas, e dispositivos “wearable”.
O novo padrão de Bluetooth estará disponível em algumas semanas, e espera-se que ele comece a equipar aparelhos vendidos à partir do próximo ano. Os aparelhos que possuem bluetooth 4.1 serão compatíveis com a nova versão, que poderá chegar através de uma actualização de firmware.

Relacionado:
Asus com novo update para Zenfone 2 Laser e Max

 

 

FONTE