No início de ano a BlackBerry lançou DTEK50, que não é mais que um Alcatel Idol 4 com alguns softwares de segurança da própria BlackBerry, e talvez por isso o mesmo não tenha sido muito bem aceite pelos seus críticos. Agora, a empresa “louca” pela segurança, publicou por engano as especificações técnicas do DTEK60, que aparenta ser um DTEK50 atualizado e um pouco maior. É óbvio que alguém da BlackBerry meteu a pata na poça, uma vez que o próprio URL da página de especificações do DTEK60 inclui um “donotpublish.html”.

0B5CUt KUpXFUR25oV0p6MHRmYXM BlackBerry publica acidentalmente os detalhes sobre um novo telefone com Android image

Mas aqui ficam as especificações técnicas que foram reveladas:

  • Ecrã de 5,5 polegadas com resolução Quad HD
  • Snapdragon 820
  • 4GB de RAM
  • 32GB de armazenamento interno com slot para cartão microSD
  • Câmara principal de 21MPx
  • Câmara Frontal de 8MPx com abertura f / 2.2
  • Bateria de 3000mAh com a tecnologia QuickCharge 3.0
  • USB Tipo-C
  • Sensor de impressão digital

Uma vez que o DTEK50 é baseado no Idol 4, não é difícil adivinhar que o DTEK60 seria baseado no “irmão maior” do Idol 4, o ídolo 4S. No entanto, apesar de algumas especificações serem partilhadas entre o DTEK60 e o Idol 4S, outras são completamente diferentes. O DTEK60 embala melhores componentes do que o ídolo 4S. Por exemplo, o DTEK60 tem um Snapdragon 820 e 4GB de RAM, enquanto que o Idol 4S tem apenas um Snapdragon 652 e 3GB de RAM.

Relacionado:
Android Nougat beta para os Galaxy S7 deverá chegar brevemente a mais países

Depois de efetuar um exame mais aprofundado do DTEK60 e das especificações do Idol 4S, percebemos que as suas dimensões são exatamente as mesmas (153,9 x 75,4 milímetros). Isto levou-nos a crer que a BlackBerry utilizou o mesmo chassi. Além disso, nas especificações tem referencia a uma "Tecla de conveniência", que poderá ser o "BOOM KEY" da Alcatel, também presente no DTEK50.

Após algumas pesquisas na Internet, foi possível descobrir no site do TENAA (órgão regulador chinês) o TCL 950, que é um smartphone com exatamente as mesmas dimensões e especificações do BlackBerry DTEK60. A única diferença é a resolução de ecrã e a quantidade de armazenamento interno. E adivinhe-se... a TCL é uma subsidiária da Alcatel. Como tal, tudo nos leva a acreditar que o DTEK60 é baseado em alguma versão inédita do Idol 4... algo em torno de um "Alcatel Idol 4 Pro"...

Será que a BlackBerry tem algum estilo de parceria com a Alcatel?

 

Edit: O nosso leitor Carlos Pinheiro, chamou-nos a atenção porque a TCL é que é dona da marca Alcatel mobile.
A Alcatel é a marca usada pela TCL na Europa, na China é usada a marca TCL que também fabrica TVs e eletrodomésticos.

Obrigado Carlos pela correção.