card_blackberry_logo_reuters.jpg

Parece que a BlackBerry gostou do sistema operativo Android, tanto mais que se prepara para lançar mais 2 dispositivos com o sistema operativo da Google, já neste ano de 2016. Quem o informou foi o CEO da empresa, John Chen.

John Chen diz que dois equipamentos com o sistema operativo Android estão a ser desenvolvidos e chegarão ao mercado ainda este ano. As declarações, como sempre, são de poucas palavras e vêm carregadas de mistério. A BlackBerry, como sempre, possui uma linha com poucas opções e não revelou exactamente quantos dispositivos chegarão às lojas até o fim do corrente ano. Sabemos que teremos dois Android nessa lista, mas e o BlackBerry OS, seu próprio sistema operativo?

 

 

Aquando do lançamento do Priv, Chen fez questão de afirmar que o lançamento de um dispositivo com a plataforma do Google não significava o abandono do BlackBerry OS. Muito pelo contrário, a ideia seria continuar a dar suporte a ambas as plataformas, de forma a atender ás necessidades de segurança, produtividade e estilo na mesma medida em que se entregam soluções versáteis e ligadas ao mundo. O isolamento do BlackBerry OS, com a sua própria loja de aplicações e pouco suporte para programadores, é citado como o principal responsável pela fatia de menos de 1% que a empresa possui hoje no mercado móvel. A coisa fica ainda mais triste quando se pensa que, num passado não muito distante, ela era uma das líderes do segmento empresarial, mas acabou por perder espaço por causa das dificuldades em acompanhar as tendências. O Priv, entretanto, parece ter sido o inicio de uma retomada, por mais que Chen tenha afirmado que seus números são “bons” e o deixaram “cuidadosamente optimista”. Seja lá o que isso signifique, parece ser razão o suficiente para que a empresa invista em mais propostas com o Android, mas, como sempre, só o futuro dirá exactamente qual será a estratégia da BlackBerry em relação a isso.

Relacionado:
Oficial: BlackBerry desliga-se oficialmente do negócio de hardware de telefonia