As novidades da Bq

A BQ convidou-nos para estarmos presentes na sua apresentação oficial dos seus novos smartphones e como é óbvio não podíamos deixar de marcar presença.

A apresentação foi feita pelo seu director Geral Adjunto, Rodrigo Del Prado, e foi-nos apresentados a nova linha de Smartphones, Aquaris M e o já nosso conhecido Aquaris E4.5 Ubuntu Edition.

Para quem não sabe a BQ é uma empresa espanhola em grande crescimento, e que tiveram um volume de facturação no ano passado, na ordem dos 202,5 milhões de Euros. Actualmente em Espanha, dos 10 telefones livres, mais vendidos, 5 são da BQ.
Contam já com uma cota de mercado a rondar os 20% em Espanha e 4% em Portugal.
Actualmente o seu Aquaris E5 é o telefone líder de mercado em Espanha, ficando bem à frente dos telefones das marcas que nos são habitualmente mais conhecidas.

Aquaris M

A linha de telefones Aquaris M é a mais recente linha de smartphones da empresa. Os telefones já foram apresentados, já tivemos oportunidade de experimentar, mas ainda não existem valores de mercado para os mesmos. Isto porque na realidade, apesar de os telefones já terem sido apresentados, e já termos tido privilégio de os experimentar, os mesmos ainda não estão no seu estado final. Ainda requerem muita alteração quer a nível de hardware, quer a nível de software.
E por falar em Software, estes novos telefones da BQ, que são 3 (Aquaris M4.5, Aquaris M5 e Aquaris M5.5), todos eles vêm de fabrica com Android Lollipop.
O Aquaris M4.5 é um telefone com ecrã de 4,5 polegadas tal como o seu nome indica, vem com um processador Mediatek 6735 e que vem acompanhado com o já seu habitual GPU, Mali 450MP2.
É um telefone dual-SIM, com o processador a 64bits e com ligações LTE. As suas câmaras tem 8MP a principal e 5MP a frontal. O telefone dispõe de entrada para cartões micro SD.

Relacionado:
Oficial: BlackBerry desliga-se oficialmente do negócio de hardware de telefonia

[slideshow_deploy id=’11024′]

 

O Aquaris M5 e M5.5, tal como os seus nomes indicam, são telefones com ecrã de 5 e 5.5 polegadas com processadores octa-core da Qualcomm, o Snapdragon 615, e que vêm acompanhados com o já conhecido Adreno 405. Têm câmaras de 13MP a principal e 5MP a frontal. Tal como o M4.5 são telefones Dual-SIM, e com ligações LTE.

[slideshow_deploy id=’11025′]

 

Após alguns instantes a experimentar os telefones, ficamos com a sensação que os telefones têm um acabamento superior, aos seus antecessores. Estes telefones têm um acabamento Sueco que é anti dedadas. Para se ter a noção, quando estava a experimentar os telefones, tinha as mãos um pouco suadas, e não se notavam as marcas dos dedos nas carcaças dos telefones, e o mesmo não se passava no meu telefone pessoal (Nexus 5). Neste passo, a BQ deu um grande passo.
Outra coisa que gostava de referir, são as “bordas” laterais dos telefones, que foram significativamente reduzidas, e desta vez as baterias não vão ser removíveis.
No que toca a baterias nestes dispositivos, o modelo de 4.5 polegadas irá dispor de uma bateria de 2400mAh, e o de 5.5 polegadas uma bateria de 3000mAh.

Estes terminais, cujas especificações finais ainda podem variar, começam a chegar ao mercado, de forma progressiva, a partir do próximo mês de Maio. Os telefones da gama M não vêm substituir os telefones da gama E uma vez que ambas as gamas continuaram a ser vendidas em paralelo.
Outra boa noticia que tenho para dar aos amantes da Bq, é que eles não se esquecem das promessas que fazem. Palavras bem vincadas do Rodrigo Del Prado, afirmam mais uma vez, que a linha E irá receber actualização para Android Lollipop.
Das muitas fotos por mim tiradas nesta apresentação, houve uma que me chamou um pouco mais a atenção. Que foi quando tirei um prtscrn das definições do Aquaris M5… foto essa que no nome do dispositivo aparecia a informação que era um Aquaris E5, mas na prática tinha um M5 na mão (podem ver a foto no slideshow acima)… Isso pode significar que a actualização para os telefones da linha E deverá estar para breve. E enganem-se aqueles que pensam que o firmware do M5 ira funcionar no E5, isto porque por exemplo, no M5 que testei a câmara fotográfica não funcionava e o BT também não.

Relacionado:
Microsoft Selfie chega finalmente ao Android

Ainda segundo o director geral, a equipa que esta a trabalhar com o Aquaris E, não é a mesma que trabalha no Aquaris M, tendo neste momento uma equipa especifica a trabalhar no Lollipop para a Linha E.

Outra noticia interessante, foi saber que a Bq está prestes a inaugurar 2 novas “oficinas” fora de Espanha. Uma delas em Paris, e outra em Berlim. A Bq informa que quer estar mais perto do seu cliente, e com isto, vai ter o seu serviço pós-venda mais perto dos consumidores naqueles países. Quando confrontado com a abertura de algo semelhante em Portugal, foi-nos informado que dada a aproximação geográfica entre Portugal e Espanha, não se justifica a abertura de algo do género em Portugal. Foi dado um exemplo, que um aparelho sai do serviço pós-venda na Bq num determinado dia, e 48 a 72 horas depois o aparelho está nas mãos do cliente em qualquer ponto de Portugal continental, e o tempo dobra para Paris ou outro qualquer país do norte da Europa.

Em relação ao Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, gostava muito de falar nele aqui neste artigo. Tive o privilégio de estar com o telefone na mão, experimenta-lo largos instantes, mas preferia falar dele no unboxing que brevemente faremos aqui no AndroidGeek.pt

Mas não falar dele, não significa que não vos possa deixar aqui algumas fotos por mim tiradas com o dispositivo na mão.

Relacionado:
Vernee Apollo Lite com Android 7.0

[slideshow_deploy id=’11020′]

 

 

A BQ estará presente no Mobile World Congress 2015 com a sua gama Aquaris M e com o recentemente divulgado, Aquaris E4.5 Ubuntu Edition. Fiquem atentos pois também estaremos presentes no evento, e esperamos disponibilizar-vos todas as novidades da MWC 2015.