Aquaris E4.5 Ubuntu Edition – bq volta a liderar na inovação!

5 de Novembro de 2007 a Google apresentou o seu sistema operativo móvel Android. Na altura não faltaram críticos e cépticos que punham em causa se alguma vez este poderia vir a ser o sistema operativo móvel de referência.

O facto é que 8 anos depois, qualquer dúvida que houvesse está certamente dissipada pois o Android venceu até agora todas as barreiras que lhe foram apresentadas e tem estado em constante expansão.

A  evolução é feita de mudança e a novidade que temos para apresentar é benéfica para todos, pois a concorrência e inovação são o motor do futuro. A convite da bq o androidgeek.pt esteve presente na manhã de ontem numa conferência de apresentação da nova pérola da tecnológica Espanhola.

Tivemos o privilégio de ouvir as novidade diretamente dos maiores intervenientes o  Diretor-geral adjunto e cofundador da BQ Rodrigo Del Prado e o Vice-presidente da divisão Mobile da Canonical, Cristian Parrino.

O foco da conversa foi sobre a reinvenção do interface de utilização móvel através do Ubuntu e a nova forma de fornecer conteúdos aos utilizadores. Tivemos também oportunidade de ter uma introdução aos planos de distribuição deste novo equipamento.

Aquaris E4.5 Ubuntu Edition

Este projecto propõe uma mudança radical no ecosistema móvel. Tudo novo, para todos!

Com o sistema operativo Ubuntu a experiência de utilização irá permitir ao utilizador receber serviços e conteúdos de uma forma mais rápida e não fragmentada fazendo uso de uma nova ferramenta denominada de “Scopes”. A bq promete uma experiência integrada em todas as tarefas que realizamos com os nossos smartphones.

Relacionado:
Análise bq Aquaris X5 Plus "em grande"

imageedit_15_4341847598.jpg

A bq arrisca dizer que o futuro dos sistemas operativos móveis é abandonar as apps e reforça que o seu novo equipamento a correr Ubuntu irá permitir a importação de conteúdos com uma interacção idêntica a uma app sem ser necessário instalar apps especificas para o efeito.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/TShKZLeZzWE”]

A expressão mais ouvida nesta conferência foi o anglicismo “Early Adopters” que na lingua de Camões será algo como “Primeiros utilizadores”, esta expressão foi usada recorrentemente para clarificar que esta nova forma de encarar a utilização de smartphones é revolucionária na experiência de uso e baseada na liberdade do utilizador, todas as novas opções serão melhorias na experiência de utilização.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/-dpfHYpfEXY”]

O equipamento vem com acesso Super User, quem está familiarizado com Linux, sabe que isto é o equivalente ao root nos smartphones Android.

O hardware do Aquaris e4.5 Ubuntu Edition é quase igual ao da sua versão Android, e apesar de a bq não o aconselhar, afirma que será tecnicamente possível flashar ROMS Android neste equipamento, assim como outras ROMS Ubuntu, desde que obviamente haja desenvolvimento nesse sentido. Ficou ainda em aberto se seria possível o dual-boot neste equipamento, sendo que mais uma vez apesar de não o aconselhar o único impedimento apontado pela fabricante seria a falta de espaço para o utilizador.

  • 4.5” (qHD resolução 540×960)
  • 1.3 GHz Quad Core ARM Cortex A7 (MediaTek)
  • Mali 400 GPU @ 500 MHz (MediaTek)
  • 8GB memória eMMC
  • 1GB RAM
  • Bateria 2150 mAh
  • Dual micro-SIM
Relacionado:
Android mais seguro com novo patch de segurança

imageedit_17_7093915455.jpg

A bq aponta este projecto como um novo caminho para os sistemas operativos móveis, e um orgulho para todos.

A comercialização deste equipamento irá ser iniciada durante a próxima semana, para saberem o dia exacto devem estar atentos ao Twitter da bq, o equipamento virá desbloqueado a todas as redes, o preço não está ainda definido mas será sensivelmente igual ao da versão Android com uma variação possível entre 5€ e 10€ apenas.

A expressão mencionada anteriormente de “Early Adopters” implica que os novos utilizadores serão os primeiros a beneficiar das novidades desta nova plataforma, mas vão ser com toda a certeza também os primeiros a lidar com as imediatas limitações da mesma.

Como exemplo deixamos a impossibilidade (ao momento) de usar o serviço Whatsapp no Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, a bq afirma que com o desenvolvimento correcto por parte da detentora do Whatsapp a experiência com este serviço seria melhorada consideravelmente na plataforma Ubuntu móvel, permitindo uma experiência integrada ao estilo imessenger.

Agradecemos á bq e aos seus representantes o privilégio de poder partilhar esta notícia em primeira mão com os nossos leitores, e deixamos os nossos mais sinceros parabéns e votos de sucesso , mostraram  mais uma vez ser mais inovadores e corajosos que algumas marcas que á partida teriam mais condições para arriscar.

Que vos parece esta novidade? Deixem os vossos comentários.

Relacionado:
Nexus 4 , LG G3, Galaxy S5 e outros recebem CyanogenMod 14.1