O mercado de smartphones é inegavelmente dominado pelo Android, e agora chegou a vez do sistema operativo móvel da Google assumir a coroa também no mundo dos tablets.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner no mês passado, os tablets Android acumularam 121 milhões de vendas, que representa 61,9 por cento da cota do mercado. Os tablets impulsionados pelo Android cresceram 16,1 por cento em cota de mercado, saltando dos 45,8 por cento – com 53 milhões de vendas, em 2012.

Roberta Cozza, directora de pesquisas do Gartner, mencionou que o desenvolvimento de tablets Android de custo mais acessível lançados durante 2013 desempenhou um papel importantíssimo para este progresso significativo em vendas e participação de mercado – e para superar a Apple também. Embora, o baixo preço não seja o suficiente para competir no futuro, acrescentou.

Quando se trata de iOS, a linha iPad da Apple teve a cota de mercado diminuída de 53 por cento em 2012 para 36 por cento em 2013, apesar de ter aumentado as vendas de 61 para 70 milhões no período.

“À medida que o mercado de tablets Android torna-se altamente mercantilizado, em 2014, será crucial para os vendedores para se concentrar na experiência do dispositivo e tecnologia significativa e valor dos ecossistemas – além de apenas hardware e custo – para garantir a fidelidade à marca e as margens melhoraram”, disse Cozza.

Relacionado:
Android Nougat chega hoje oficialmente ao HTC 10

Abaixo podes confirmar os números por fabricantes, com destaque para a Samsung em primeiro lugar (em dispondo de muito mais opções no mercado que qualquer outra concorrente), seguida pela Asus.

Fonte: FierceMobileIt Via: Mobilexpert