Android Malware  – GAZON é a mais recente ameaça!

Com a penetração cada vez mais incisiva do OS Android em número de utilizadores, surgem em número proporcional cada vez mais ameaças a este este sistema operativo.

Já foram divulgados por diversas vezes alertas de malware e de vírus neste sistema , alguns mais credíveis que outros.Existe um novo papão que pode infectar os equipamentos dos utilizadores mais incautos, GAZON é o nome, malware é o propósito.

Esta ameaça foi descoberta e divulgada pela AdaptiveMobile , e é dos ataques mais bem sucedidos e elaborados que vimos nos últimos tempos.A propagação é fácil e rápida, e em pouco tempo já infectou milhares de dispositivos móveis, existe registo de 4 mil infectados nos EUA apenas.

A estratégia por trás do GAZON consiste em duas fases

  1. Disseminação.
  2. Facturar à custa dos utilizadores infectados.

A disseminação é feita através de um SMS enviado a partir dos equipamentos infectados para todos os contactos, no qual é incluído um link para uma aplicação que alegadamente dará descontos na loja Amazon em troca da instalação de algumas aplicações.

Depois da instalação a “vítima” é direcionada para vários sites, onde deve clicar em publicidade seleccionada, é desta forma que o criador do Malware factura com este esquema.

gazon-download.jpg

Em termos de danos permanentes este não é é (felizmente) dos esquemas mais prejudiciais que já vimos, o “estrago” imediato é apenas o custo dos SMS enviados.

Relacionado:
HUAWEI promove programa académico TIC em Portugal

Esta forma de propagação de Malware é apenas possível se os utilizadores não usarem o bom senso inerente á utilização de um sistema operativo que nos dá tanta liberdade como é o caso do Android.

Sugerimos a leitura deste artigo sobre se DEVEMOS USAR ANTIVIRUS NO ANDROID?

Já sabem, se receberem uma SMS a prometer cartões de oferta da Amazon, muito provavelmente é do GAZON que estamos a falar.

Deixem os vossos comentários.

PARTILHAR
Artigo anteriorGuest Post: A Comunidade Azul testou a aplicação VSports
Próximo artigoHuawei anuncia o Y3
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.